Sem categoria

"A Palestina é refém do muro de silêncio imposto pelo sionismo"

“O apoio de entidades brasileiras à causa palestina reforça nossa luta e atua como um contraponto ao muro de silêncio imposto à Palestina pelo sionismo através da mídia”. Foi o que declarou o editor da Revista Zunái, Cláudio Daniel, à Rádio vermelho, ao falar sobre o papel da Revista na frente de resistência ao imperialismo imposto à região do Oriente Médio. 

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Segundo ele, nas últimas décadas a poesia tem sido uma arma de resistência a ocupação sionista na Palestina. “Ao longo da história grandes poetas palestinos denunciaram questões como a expulsão dos palestinos de suas terras – ocorrida em 1948, o fato ficou conhecido como Nakba -, sobre campos de refugiados, sobre direitos humanos, dentre outros”, destacou.

Daniel, que também é poeta e ensaísta, destacou que a Revista Zunái lançou manifesto de apoio ao reconhecimento ao Estado da Palestina. “O manifesto teve a adesão de diversos poetas e intelectuais brasileiros. E contou com as assinaturas de autores reconhecidos nacionalmente como Milton Hatoum, Mamede Mustafá Jarouche, Luiz costa lima, entre outros. Após assinada, entreguei o manifesto ao embaixador da Palestina no Brasil, no ato de lançamento do comitê “Pelo Estado da Palestina Já”, frisou o poeta.

Ele reafirmou que a Revista assumiu essa bandeira de luta “por entender que a causa palestina é uma luta justa, pela autodeterminação de um povo, que tem enfrentado, há 60 anos, uma brutal ocupação e também sofre com o muro de silêncio imposto pelo sionismo através da mídia internacional”.

 Troca

Cláudio Daniel também falou que o intercâmbio entre poetas palestinos e brasileiros ainda é muito reduzido. Porém, ele informou que “a Revista Zunái está lançando uma breve antologia chamada ‘Poemas para a Palestina’, que traz contribuições de autores como Marcelo Ariel, Andreia Carvalho, Jonatas Onofre, Célia Bilar, entre outros, que prestam sua homenagem ao povo palestino”.

Acompanhe a íntegra da entrevista: