Juiz proíbe propagandas de prefeitura que promovem candidato

A Justiça Eleitoral do município de Itabuna, no Sul do Estado, decidiu em liminar suspender as propagandas da Prefeitura veiculadas em seu portal na internet e em todos os outros veículos de comunicação. O juiz Antônio Carlos Rodrigues de Moraes, da 27ª Zona, acatou uma denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE), de que a divulgação estaria beneficiando a candidatura do atual prefeito, Capitão Azevedo (DEM), que tenta a reeleição.

A promotora do MPE Cinthia Portela Lopes argumentou que a utilização da comunicação institucional pela assessoria da Prefeitura para promover Azevedo tem sido sistemática e contraria a legislação eleitoral. Ela reúne provas para pedir, ainda, a cassação e a inelegibilidade do candidato e do seu vice, Renato Costa (PMDB).

Caso haja descumprimento da decisão judicial, os postulantes serão obrigados a pagar R$ 5 mil por dia. Eles têm até a próxima sexta-feira (21/9) para apresentar a defesa.

Em Itabuna, o principal adversário do prefeito é o petista Vane do Renascer, da coligação “Na Frente para Itabuna Mudar”, que tem Wenceslau Júnior (PCdoB) como vice.

De Salvador,
Erikson Walla