Presidente sírio recebe chanceler iraniano

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, recebeu nesta quarta (19) o ministro de Relações Exteriores do Irã, Ali Akbar Saleh, segundo uma fonte oficial.

Ainda que não tenha sido divulgado o motivo da visita, estima-se que a mesma está relacionada com a participação de Teerã em um grupo que negocia uma saída da crise neste país, junto a Arábia Saudita, Egito e Turquia.

Ontem, Saleh disse que a reunião tripartite do egípcio-turco-iraniana, celebrada recentemente no Cairo em nível de chanceleres, enfatizou a necessidade de encontrar uma solução pacífica à crise na Síria.

Saleh conbinou de continuar as consultas e fixar o próximo encontro em Nova York, à margem das sessões da Assembleia Geral das Nações Unidas.

A respeito do foro no Cairo destacou que o prognóstico de uma solução rápida à crise através de uma reunião "não é realista e há que ter paciência, ademais, os pontos comuns foram maiores que as discrepâncias, e esperamos que no final tenha resultados satisfatórios para todos".

O chanceler iraniano destacou que os três ministros discutiram o tema com Lakhdar Brahimi, enviado da ONU a Síria, e trabalharão com ele porque não querem que existam duas frentes, mas, uma que vá em uma única direção, a solução pacífica.

Fonte: Prensa Latina