SSA: Unidade de atendimento a usuários de drogas é inaugurada

Salvador conta com mais um serviço de acolhimento aos usuários de drogas com a inauguração, nesta sexta-feira (14/9), do Ponto de Encontro. A unidade está situada no prédio desativado da Escola Marquês de Abrantes, na Rua do Boqueirão, bairro Santo Antonio Além do Carmo, Centro Histórico.

O Ponto de Encontro vai oferecer apoio aos usuários de substâncias psicoativas e encaminhá-los para serviços especializados. Integram a equipe psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, terapeutas ocupacionais e um médico clínico, responsável por encaminhar os pacientes aos Centros de Atenção Psicossocial-Álcool e Drogas (Caps-AD), que funcionam nos bairros do Pelourinho, Águas Claras e Pernambués.

De acordo com o governador Jaques Wagner, a intenção é promover a reinserção dos usuários ao convívio social. "Esse Ponto de Encontro é uma concepção de trabalho de acolhimento aliado aos consultórios de rua. É uma porta para o diálogo, um passo para que eles se libertem das substâncias psicoativas. Vão ser atendidos não apenas os moradores do Centro Histórico, mas toda a região próxima e quem mais precisar".

A iniciativa é resultado de uma parceria entre as Voluntárias Sociais da Bahia, as Secretarias Estaduais de Saúde e Educação, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e o Centro de Terapia do Abuso de Drogas (Cetad) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que esteve presente na inauguração, a Bahia precisa promover parcerias como essa com a comunidade para ter mais locais que proporcionem tratamento. Ainda segundo Padilha, é fundamental estabelecer uma relação de confiança com os usuários de drogas para que seja possível realizar um atendimento diferenciado.

Participaram da inauguração também a primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, os secretários estaduais Jorge Solla (Saúde) e Almiro Sena (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos), entre outras autoridades.

Fonte: Secom/BA