Brasil, Argentina e Bolívia combatem juntos tráfico de pessoas
Os governos da Argentina, do Brasil e da Bolívia assinaram um documento de intenções para empreender ações conjuntas no combater ao tráfico de pessoas, proporcionar o acesso das mesmas à justiça e, eventualmente, anistia por razões humanitárias para réus comuns.
Publicado 14/09/2012 14:33
O documento foi assinado na quinta-feira (13) pelos ministros da Justiça e dos Direitos Humanos da Argentina, Julio Alak; da Justiça do Brasil, José Eduardo Cardozo; e da Bolívia, Cecilia Ayllón, durante uma reunião preparatória para a próxima Conferência do Mercosul e Estados Associados de Acesso à Justiça.
Segundo Ayllón, o objetivo do acordo é buscar "uma nova forma de relacionamento entre os governos", para compreender a situação de acesso à justiça, além de obter o apoio institucional para a solução de conflitos e garantir os direitos humanos.
Já o ministro Cardozo disse estar preocupado com a entrada no Brasil de aviões "de diferentes nacionalidades" com carregamentos de drogas. De acordo com ele, "existem diversas situações dessa natureza" que são investigadas pela Polícia Federal, em colaboração com a boliviana e outras forças regionais.
Atualmente, o Brasil e a Bolívia mantêm um programa bilateral de controle de fronteiras, com o apoio de aviões não-tripulados, para combater o tráfico de drogas, principalmente de cocaína.
Fonte: Ansa