Em debate, Inácio reforça sua luta para humanizar Fortaleza
Uma participação de destaque, com muita confiança na vitória, com as melhores propostas para Fortaleza e um renovado compromisso com o povo de nossa cidade. Assim o candidato Inácio Arruda (PCdoB) reforçou seus projetos para a capital cearense e sua trajetória na luta do povo, no debate promovido pela Rede TV e transmitido ao vivo, na noite desta quarta-feira (12).
Publicado 13/09/2012 11:10
Contra as tentativas de polarização da disputa entre os candidatos que representam grandes grupos políticos ou não possuem histórico popular, Inácio fez a diferença, falando a língua do povo, destacando sua trajetória de contribuições à cidade, de preparo e experiência para ser o próximo prefeito de Fortaleza.
"Estamos disputando essa eleição para ganhar, com apoio do povo da cidade. No primeiro dia de trabalho, vamos ter uma equipe dirigida pelo prefeito, para garantir que as obras da Copa sejam efetivamente entregues. Para deixar de empurra-empurra. Não pode ter essa briga infantil entre Governo do Estado e Prefeitura. Isso prejudica a cidade", afirmou Inácio. "O eleitor vai percebendo aquele candidato que realmente tem vivência com a cidade, tem ligação com a cidade. Quem esteve lá no Morro da Vitória lutando pela moradia do Povo, no Conjunto Palmeiras, no Marrocos, no Pantanal, que roda a cidade, que vive os problemas do povo e busca soluções".
Falando sobre mobilidade urbana e lamentando que a cidade perca recursos, por falta de planejamento da administração. "A Prefeitura deixou de fazer os projetos para abrir corredores importantes. A Sargento Hermínio pela metade, ou menos da metade. A maior fonte de recursos de todos os tempos nós perdemos em Fortaleza, por falta de projetos. É preciso um prefeito com capacidade para fazer os projetos que nossa cidade precisa".
Sobre transporte, Inácio defendeu manutenção do preço da tarifa, mas aumento da qualidade dos serviços, com planejamento e ousadia. "Participando do Conselho Público de Transporte, abrimos a caixa preta da tarifa de ônibus, mostrando que ela estava muito acima do necessário. Conseguimos beneficiar a população. Fomos nós que colocamos a meia dos estudantes na Lei Orgânica do Município, assim como fizemos também a meia cultural", lembrou Inácio.
"Na questão do transporte público, é preciso que haja uma articulação para que não haja empurra-empurra entre Prefeitura e Governo do Estado , como estamos lamentavelmente assistindo em relação à Copa. Inácio prefeito vai discutir com o governador a articulação conjunta do transporte público, para garantir tarifa barata, mas também transporte de qualidade e com integração", afirmou.
Saúde
Inácio também abordou suas propostas para atendimento de saúde com qualidade na rede municipal. "A primeira coisa que vou fazer como prefeito é colocar para funcionar os Postos de Saúde, não construir uma outra grande unidade. Ampliar os Frotinhas e Gonzaguinhas, que têm quase 30 anos cada um. Essas unidades precisam ser ampliadas porque nesse tempo a população mais do que dobrou. Precisamos melhorar o IJF, melhorar a atenção aos profissionais, mas também melhorar a qualidade da saúde nos bairros, onde o povo está".
Educação em tempo integral
Defendendo a adoção dos programas Segundo Tempo e Mais Educação nas escolas do Municípios, Inácio lamentou a perda de recursos destinados a construir 80 novas creches em Fortaleza. "Infelizmente a Prefeitura teve que devolver creches. Deixamos de construir 80 creches porque a Prefeitura disse que não tinha terreno suficiente para construir as creches", registrou.
"Defendemos uma escola de tempo integral, com programas que já existem, do Governo Federal, como o Segundo Tempo nas escolas. O Governo federal banca esse projeto. Como o Governo Federal também constrói e ainda banca o custeio dessas creches. Mas nós perdemos essa oportunidade em Fortaleza", ressaltou.
"Nunca a Prefeitura de Fortaleza teve tanta oportunidade, com apoio do Governo Federal, do Governo Estadual, de fazer uma educação de alta qualidade em Fortaleza. Por isso existe a candidatura do PCdoB, com o Chico Lopes, um professor que é dedicado à causa da educação. O que ele queria ver eram as 80 creches já construídas em Fortaleza, a escola em tempo integral. Infelizmente, isso não aconteceu. Por isso chamamos o eleitor a escolher um novo projeto para Fortaleza".
Respeito aos servidores
Inácio perguntou a Roberto Cláudio por que este não participou de debate promovido pelos servidores públicos e renovou seu compromisso de respeito e valorização dos trabalhadores que executam as políticas públicas na cidade. "Eles queriam olhar olho no olho. Eu costumo olhar olho no olho dos eleitores para discutir as questões da cidade. A gravidade da saúde, da educação. Os servidores queriam ouvir isso dos candidatos. Não queriam saber se um candidato ou outro estava intimidado com uma coisa ou outra", frisou Inácio.
"São esses homens e mulheres que temos que valorizar na nossa cidade, porque são eles que vão realizar as políticas públicas na nossa cidade. Nenhum candidato pode se furtar ao debate, deixar de participar de debates", acrescentou. "Com Inácio eleito, é o prefeito que vai conduzir a cidade, com os servidores. Os servidores não podem ser agredidos. Não se joga pimenta em professor. Professor tem que ser tratado com zelo, com carinho. É ele que vai estar na sala de aula, cuidando das nossas crianças. Lamento profundamente que os professores tenham sido agredidos na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa".
Inácio ainda destacou a diferença entre quem tem história na luta do povo e quem somente em tempos de eleições percorre os bairros da periferia da cidade. "Eu ando há muitos anos na cidade de Fortaleza. Tem gente que não andava. Tá conhecendo agora", frisou.
"Nós temos um deputado na Assembleia Legislativa, Lula Morais. Eu tenho um vice professor, Chico Lopes. Os dois se envolveram permanentemente com a busca de solução para a greve dos professores, porque sabem a importância dos professores para as crianças mais pobres da nossa cidade. Tratar mal o professor, desrespeitar o professor é lamentável. O papel do comandante, o papel do líder, que conhece a cidade, que pisa em qualquer chão, que olha olho no olho, é o de acolher os servidores".
Rumo à vitória
Agradecendo pelo convite e parabenizando a Rede TV pela realização do debate, Inácio finalizou sua participação dando um muito obrigado a cada cidadão de Fortaleza. "Quero agradecer à Dona Maria, ao seu João, que nos acompanha. A todos que sabem da nossa caminhada. Conhecemos a cidade na palma da mão, há muitos anos. Vamos, junto com o povo, para a vitória no dia 7 de outubro".
Fonte: Portal da campanha Inácio Arruda