Carlin domina debate na TV e apresenta prioridades para Contagem

 No primeiro debate inédito entre os cinco candidatos que concorrem à Prefeitura de Contagem, o candidato da Coligação Nossa Contagem (PCdoB, PDT, PMDB, PSD, PTdoB, PTC e PEN), Carlin Moura, dominou todos os temas, apresentando as prioridades para governar Contagem, na noite desta última quinta-feira (23).

Ele demonstrou que é preparado e tem experiência, além de explicar de maneira clara e transparente suas propostas, respondendo com propriedade e segurança as perguntas feitas pelos demais candidatos.

Carlin Moura discutiu os principais problemas da cidade com os candidatos Durval Ângelo (PT), Ademir Lucas (PSDB), Donaldo Pedroso (PSOL) e George Hilton (PRB). O debate foi transmitido para cerca de 400 municípios de Minas Gerais, simultaneamente com outros debates promovidos pela Rede Bandeirantes.

O candidato mostrou ainda que é conhecedor da realidade de Contagem. Durante o debate, ele apresentou dados de setores como à saúde, educação, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico, contextualizando com seu programa de governo. Também destacou as prioridades de gestão para os setores.

De acordo com Carlin Moura, os últimos 12 anos de governo foram marcados por investimentos estruturais, em que foram esquecidas as prioridades da população, como colocar mais médicos nos postos de saúde, ampliar as consultas especializadas e fazer com que o Pronto-Socorro do JK e o Hospital Municipal funcionem. O candidato explicou que medidas urgentes podem melhorar o atendimento da saúde, como pagar melhores salários aos médicos e oferecer segurança nas unidades de saúde.

Lembrou ainda a necessidade de descentralizar o Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz para as regionais, facilitando o acesso da população, e de ampliar o número de equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). “Há 12 anos que a saúde é um problema na cidade. É um problema de gestão. Falta integralizar os serviços, promover informatização. No nosso governo, vamos resolver o problema do atendimento”, frisou e garantiu: “ também iremos construir mais uma unidade hospitalar para atender a região da Ressaca/Nacional”.

Perguntado sobre a Funec, Carlin Moura reforçou que este será o seu primeiro decreto, se eleito for. O candidato ainda lembrou que vai fortalecer a instituição de ensino com preparação de mão de obra qualificada, oferecendo acesso aos estudantes e qualidade do ensino, além de criar o Passe Estudantil.

Enquanto alguns candidatos se preocuparam em se defender de acusações, Carlin Moura provou mais uma vez que é um candidato “ficha limpa” e que não pesa sobre ele nenhum processo. “Tenho orgulho de bater no peito e dizer: eu sou ficha limpa. Sou o único dos candidatos aqui presentes que pode dizer isso. Valorizo a ética e a transparência. Vocês podem acessar o site do Tribunal de Justiça e constatar que não pesa nenhum processo contra mim”, afirmou.

O candidato da ampla chapa do PCdoB, além de apontar os principais problemas das cidades e propor soluções, não deixou de questionar os concorrentes sobre o endividamento da Prefeitura de Contagem, problema esse que prejudicou diretamente a vida dos contagenses. Segundo Carlin Moura, em 2004, a prefeitura foi deixada com sérias dificuldades orçamentárias por causa da dívida pública. Contagem era quarta cidade de Minas mais endividada. Ainda explicou que, como deputado estadual, atuou na Comissão de Renegociação da Dívida de Minas, na Assembleia de Minas, e ajudou a renegociar a dívida de Contagem. “No meu governo, vou fazer gerir bem os recursos para que Contagem consiga sair desse déficit e possa avançar. Vou priorizar a modernização e o desenvolvimento, cuidando bem das pessoas”, frisou.

Outro problema apontado por Carlin Moura foi a falta de planejamento para o trânsito da cidade e o investimento em políticas sociais. O candidato propôs medidas para a população de rua, a construção de um Centro de Reabilitação para Dependentes Químicos, parceria com entidades não governamentais e igrejas e um Centro de Internação para o menor em conflito com a lei. Para trânsito, o planejamento das vias públicas, criar linhas municipais, duplicação das ruas e viadutos e continuar a obra da Avenida das Américas, dentre outras prioridades.

O atual vice-prefeito de Contagem, Agostinho Silveira, acompanhou o debate dos estúdios da Band, juntamente com o ex-embaixador Tilden Santiago, a deputada federal Jô Moraes, o ex-vereador de Contagem, professor Carlinhos, e o vice de Carlin, João Guedes.

Destaque a parte, foi a presença em massa da militância da Campanha 65 na porta da TV Bandeirantes, que prestou seu apoio e levou energia positiva ao candidato Carlin Moura.