Lugo: "Nosso país precisa de nós e vamos levantar esta nação"

Destituído da Presidência do Paraguai há 55 dias, após um golpe de Estado, Fernando Lugo enviou nesta sexta-feira (17) uma mensagem à população do país. Na mensagem, em tom poético, Lugo disse que é necessário tentar “olhar as flores” que nascem em agosto, mês em que completaria quatro anos de mandato, e buscar a construção de um “país melhor”. Ele pediu apoio dos simpatizantes e correligionários para as eleições de 21 de abril de 2013.

“Se estamos realmente unidos, podemos voltar em 2013. É importante não desanimar”, declarou. Ele sinaliza que pretende se candidatar ao Senado. Possíveis impedimentos à sua candidatura não estão definidos. Pela Constituição do Paraguai, o atual presidente Federico Franco não pode concorrer à reeleição.

A mensagem do ex-presidente foi transmitida pelo grupo Paraguai Resiste, que mantém um site na internet e promoveu dois dias de debates sobre o processo de impeachment de Lugo.

“Como estão, amigos? Essa flor cresce em agosto e, se olharmos com cuidado, as flores são para alegrar os nossos olhos. Temos de recordar 15 de agosto de 2008. Lembram-se meus amigos?”, disse Lugo, referindo-se à data de sua eleição, em 2008, e à possibilidade de ter completado quatro anos de mandato, caso não tivesse sofrido o impeachment – questionado inclusive pela comunidade internacional -, em 22 de junho.

Lugo reiterou que é necessário observar o que foi conquistado nesse período. Segundo ele, um dos avanços foi a abertura para o diálogo com todos os setores da sociedade, o estímulo ao emprego e à segurança alimentar. “Muitos sentiram tristeza pelo que aconteceu nos dias 21 e 22 de junho com o golpe”, mencionou, citando as datas nas quais a Câmara e o Senado votaram seu processo de impeachment.

“Força, companheiros, que não desanimemos. Nosso país precisa de nós e vamos levantar esta nação”, disse Lugo, na mensagem, divulgada pelo grupo Paraguai Resiste.

Informações da Agência Brasil