UNE celebra 75 anos e inicia oficialmente as obras da nova sede

 A UNE completa 75 anos de história, realiza grande celebração e dá o ponta pé inicial para um novo período de desafios e conquistas do Movimento Estudantil brasileiro.

uneune

 
Neste sábado, 11 de agosto, a União Nacional dos Estudantes (UNE) completou 75 anos. Com uma trajetória de combatividade, resistência e conquistas; a entidade dos estudantes brasileiros continua viva e fortalecida. Prova disso foi o grande evento realizado na tarde deste sábado. Diversos estudantes, ex-líderes estudantis, ex-diretores da entidade, personagens políticos e culturais brasileiros se reuniram no terreno da organização estudantil, na Praia do Flamengo 132, para comemorar a data histórica e inaugurar um novo período vitorioso dos estudantes brasileiros.

Nesta tarde também foi lançado oficialmente o início das obras da nova sede da UNE, recentemente reconquistada pelos estudantes; que há gerações atrás, foram truculentamente expulsos pelo regime repressor da ditadura brasileira, quando em 1964 os militares invadiram e incendiaram a casa dos estudantes.

Entretanto, durante o seu mandato, o ex-presidente Lula garantiu à entidade uma indenização do Estado Brasileiro pelos crimes cometidos contra os integrantes da UNE nos anos de chumbo. O valor recebido financiará a reconstrução do prédio, que abrigará a UNE, UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e ANPG (Associação Nacional dos Pós Graduandos) e ainda será um grande centro cultural (contando com uma excelente infra-estrutura e com um moderno teatro). O projeto é do glorioso arquiteto Oscar Niemeyer e as obras têm previsão de duração de dois anos.

O atual presidente da UNE, Daniel Iliescu, comandou a cerimônia ao lado de Manuela Braga, presidenta da UBES. Alguns dos ex-presidentes das duas entidades estiveram presentes e foram convidados a subir ao palco e a jogar uma pá de terra, contribuindo simbolicamente com início das obras da nova sede. Dentre os homenageados estava Irum Sant’anna, um dos fundadores da UNE, que compareceu à solenidade mesmo aos 96 anos de idade, lembrando emocionado que a entidade foi fundada em pleno regime totalitário do Estado Novo.

Daniel Iliescu fez um emocionante discurso relembrando a trajetória de lutas e desafios da União Nacional dos Estudantes.

“O prédio da UNE acaba de renascer. A UNE somos nós, nossa força e nossa voz, e será sempre a voz mais avançada, pois a juventude é a nossa principal vocação. Somos todos jovens, ainda com as caras pintadas e prontos para defender o país e o povo brasileiro sempre que eles precisarem de nós. A reconstrução da nossa sede, da Casa do Poder Jovem, significa edificar os nossos maiores sonhos em uma casa onde é possível ser livre, esse endereço da Praia do Flamengo 132 não é só uma sede, é um caminho para aqueles que querem ver um novo Brasil. A UNE hoje é a garantia que estamos na luta por esse novo Brasil e nós estamos sempre prontos para nos reinventarmos e nos reerguermos quantas vezes for preciso”, salientou o líder dos estudantes em um trecho do discurso.

Iliescu ainda lembrou nomes emblemáticos das lutas da juventude como Edson Luis e Honestino Guimarães, que segundo ele foi: “O mais valoroso líder estudantil que a história do Brasil já conheceu”.

Importantes personagens políticos estiveram presentes no ato como: a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ); o Senador Lindberg Faria (PT); a Secretária Nacional de Juventude, Severina Macedo (representando o Governo Federal); Ana Rocha (presidenta do PCdoB-RJ); João Batista Lemos (representando a CTB); Wagner Carvalho (Comissão da Verdade); Ângela Guimarães (Presidenta do Conselho Nacional de Juventude); entre outros.

*Bruno Ferrari –  Vermelho Rio.