EUA confirmam planos para escudo antimíssil no Golfo Pérsico

O governo dos Estados Unidos confirmou que seguirá adiante com a criação de seu sistema global de defesa antimísseis e reforçará a cooperação com seus aliados no Oriente Médio, para proteger alvos civis e militares.

O porta-voz do Departamento de Estado, Patrick Ventrell, aseverou que Washington pôs em marcha uma estreita cooperação no âmbito da segurança com aliados no Golfo Pérsico, para reforçar esses meios defensivos.

Ventrell confirmou assim relatos da imprensa, que afirmavam que Washington intensificou os esforços para instalar no Golfo Pérsico um escudo anti-mísseis para proteger as instalações petrolíferas frente a suposta ameaça de um ataque iraniano, assinala a NBC.

O jornal The New York Times informou ontem que Washington pretende instalar na zona do Golfo sistemas de alerta e radares interceptores, assim como um centro de comando e informação.
O jornal revelou uma lista de contratos para o fornecimento de armas e equipamento militar aos países do Golfo Pérsico.

Tais sistemas já estão instalados na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos. Com o programa também contribuem os navios de guerra dos EUA com sistemas de defesa antimíssil Aegis a bordo, que estão localizados na região de forma ininterrupta.

Fonte: Prensa Latina