Venezuela: Sistema democrático e participação popular
“Ditador”, “caudilho” e “populista” são alguns dos adjetivos utilizados por parte da mídia venezuelana para desqualificar o presidente venezuelano Hugo Chávez. Mas, após vencer três eleições presidenciais e enfrentar 12 pleitos – entre referendos e eleições municipais – é correto afirmar que existe algum tipo de ditadura comandada por Chávez?
Publicado 27/07/2012 10:17
No poder há mais de 13 anos e candidato à reeleição para o pleito do próximo dia 7 de outubro, Chávez é fruto da crise e da contradição em que vivia a sociedade venezuelana nos anos 80 e 90. A riqueza proveniente do petróleo estava concentrada nas mãos de poucos, enquanto a maioria da população vivia em extrema pobreza.
Ao fortalecer o Estado e destinar os recursos do petróleo para programas sociais e melhoria de vida da população, Chávez diminuiu a pobreza extrema em 50% e transformou a Venezuela no país com o menor índice de desigualdade social da América Latina, segundo a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).
Para conhecer mais as relações entre o Brasil e a Venezuela acompanhe a edição do Destaques do Vermelho que reproduz especial da Rádio Agência NP 'Venezuela no passos do desenvolvimento':