França quer legalizar casamento homossexual em 2013

Às vésperas da Parada do Orgulho Gay de Paris, a ministra da Família, Dominique Bertinotti, afirmou nesta sexta-feira (29) que o governo francês pretende aprovar em 2013 uma lei que permite o casamento de pessoas do mesmo sexo. Durante o anúncio oficial, Dominique afirmou que “os casais homossexuais poderão se casar até o final de 2013” porque “um projeto de lei será apresentado ao Parlamento na volta do recesso”.

A ministra declarou que “será necessário consultar previamente o conselho superior de adoção e depois o conselho de Estado, antes de apresentar o texto ao Parlamento”. Apesar de o PS (Partido Socialista) possuir maioria na Assembleia nacional, Dominique enfatizou que “é necessário respeitar o tempo para a discussão da proposta”.

A legislação também poderia incluir uma seção sobre o estatuto jurídico de terceiros envolvidos na educação dos filhos, disse a ministra. “Nós temos a vontade de realizar este compromisso relativo ao casamento e também à adoção para todas as pessoas”, destacou Dominique, citando outra velha reivindicação da comunidade LGBT, a adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo.

O projeto é o 31º compromisso do Calendário de Mudanças, lista de 60 itens políticos divulgada durante a campanha de François Hollande à Presidência. O ex-presidente Nicolas Sarkozy era considerado hostil à ideia de casamento de pessoas do mesmo sexo, entretanto, a deputada europeia Rachidi Dati, do UMP, afirmou que o partido de direita “jamais disse não” ao casamento homossexual.
“Que as pessoas do mesmo sexo que vivem juntas devem ter os mesmo direitos dos casais heterossexuais é uma evidência, é normal”, disse a deputada da mesma legenda de Sarkozy.
Uma pesquisa publicada em janeiro deste ano revelou que o casamento homossexual é aprovado por 63% dos franceses.

Fonte: Opera Mundi