Se eleições fossem hoje, Chávez venceria com 60% dos votos

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, conta com 59,4% das intenções de voto para as eleições do dia 7 de outubro, de acordo com a mais recente pesquisa da International Consulting Services, divulgada nesta sexta-feira .

Durante uma entrevista à Venezuelana de Televisão, o presidente da pesquisadora, Juan Scorza, acrecenrtou que o candidato opositor, Henrique Capriles, representante da chamada Mesa da Unidade Democrática, atinge 29,1%.

Leia também:
Chávez formaliza candidatura na segunda-feira, diz ministra

Na opinião do especialista, existe uma ligeira tendência de crescimento na candidatura do presidente, situação que é pouco provável que se modifique dada a ampla margem de diferença.

Por outro lado, 72% dos consultados avaliam positivamente o gerenciamento do presidente enquanto 27,5% a considera negativa, evidenciou o estudo realizado entre 26 e 30 de maio passado.

Cerca de 76% considera o Conselho Nacional Eleitoral confiável, o que prognostica uma disputa muito cívica e aberta, disse Scorza.

Com relação à saúde do Chefe de Estado, 68% consideram atualmente que se encontra um pouco melhor ou muito melhor; 8,5% o vê pior; e 62,8% percebe que melhorará.

Quanto à situação econômica, 46,5% considera-a melhor ou um pouco melhor com relação ao ano passado e 16,9, pior ou um pouco pior; enquanto 59,6% vislumbra para os próximos 12 meses expectativas positivas nesse tema.

Cerca de 84,4% dos entrevistados assinala que é bastante feliz ou muito feliz, enquanto só 15% se declara não muito feliz ou nada feliz.

Todos as pesquisas até o momento apontaram que o presidente obterá a reeleição por uma ampla diferença frente ao aspirante opositor.

Fonte: Prensa Latina