Comitê de gestão de ações contra a seca se reúne em Teresina
O governador Wilson Martins esteve reunido com os integrantes do Comitê Gestor de Ações de Enfrentamento à Estiagem.
Publicado 14/05/2012 10:22 | Editado 04/03/2020 17:00
Segundo Rafael Shadeck, diretor do Departamento de Minimização de desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, órgão ligado ao Ministério da Integração Nacional, o objetivo da reunião foi afinar as ações do Comitê. "Estamos iniciando uma nova etapa da operação carro-pipa e agilizando os recursos para a execução do plano de trabalho emergencial do Governo do Estado (orçado em R$ 15 milhões)", disse o diretor.
"Há 10 dias nosso pessoal está no Piauí. Além disso, vão ser deslocados para cá representantes de outros ministérios, como Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Social para acompanhar ações como o pagamento do Bolsa Estiagem e antecipação do Seguro Garantia Safra", acrescentou.
Durante a reunião foram estabelecidas as diretrizes da atuação do Comitê, que é encarregado de acompanhar a execução de ações emergenciais já anunciadas, assim como propor novas soluções para o problema. Para o governador Wilson Martins, as prioridades no atendimento emergencial às vítimas da seca são o abastecimento de água, envio de recursos para aquisição de alimento e ração animal (Bolsa Estiagem e Garantia Safra).
Representam o Governo do Piauí no Comitê, os secretários de Desenvolvimento Rural, Rubem Martins; e de Defesa Civil, Ubiraci Carvalho. A criação dos Comitês foi definida durante reunião entre a presidenta Dilma Rousseff e governadores do Nordeste, em Aracaju (SE), no dia 23 de abril.