Pequim eliminará indústrias altamente poluidoras
Com o propósito de melhorar a qualidade do ar, Pequim eliminará neste ano 66 indústrias altamente poluidoras, como parte de um plano que engloba 1.200 empresas até o ano de 2015, informaram fontes do escritório municipal de proteção ambiental.
Publicado 10/05/2012 15:39
"O objetivo é reduzir as emissões atmosféricas", explicou Zheng Zaihong, funcionário da entidade citado hoje por meios de comunicação locais.
Segundo as estatísticas de monitoramento, 22% das partículas finas do ar na cidade provêm de indústrias locais, em sua maioria dedicadas à fundição, usinas químicas e fábricas de móveis, indicou.
Em paralelo às medidas citadas, a cidade implementará sistemas de aprovação e inspeção de proteção ambiental para setores como a petroquímica, a fim de garantir uma redução efetiva das emissões.
Autoridades ambientais da capital anunciaram em março que a concentração de partículas finas atmosféricas (regulares PM 2,5) será supervisionada mensalmente em 30 importantes avenidas dos seis distritos centrais, até o fim do ano.
O objetivo é determinar a quantidade de partículas do tamanho de 2,5 micrômetros ou menos, altamente nocivas para o organismo humano, com veículos para essa função, e difundir os resultados de maneira periódica.
Pequim é pioneira no país no uso do PM2,5. Esta norma, mais estrita que a tradicional PM10, foi posta em prática em janeiro passado e sua implementação está prevista para as principais cidades chinesas entre 2012 e 2013, envolvendo toda a nação em 2016.
De acordo com o plano sobre o controle da poluição do ar, publicado a princípios deste ano, a cidade reduzirá os níveis de PM2,5 em 15% para 2015, em relação aos registros de 2010.
Fonte: Prensa Latina