Publicado 18/04/2012 10:27 | Editado 04/03/2020 17:07
As Conferências se apresentam como espaços democráticos, e busca contribuir com a discussão e aprofundamento da atuação política do PCdoB na luta pela emancipação das mulheres, vista pelo coletivo partidária como questão fundamental para o avanço da democracia no Brasil.
Apesar do crescimento da participação e importância das mulheres na atividade econômica, política, social e cultural do Brasil, bem como das conquistas no campo da legislação, procurando aproximar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, o PCdoB defende um avanço do movimento de emancipação da mulher em sintonia com a ampliação da democracia.
Durante toda à tarde, serão debatidas questões relativas à ampliação de políticas para as mulheres e uma série de outras iniciativas voltadas para enfrentar os graves problemas da dura realidade de violência contra a mulher, das concepções discriminatórias de opressão e de desigualdade que ainda vigoram em nosso país.
Conferência Nacional
Considerada pelo Partido Comunista do Brasil como prioritária, a questão de gênero é tema de debates nas conferências municipais e estaduais que o Partido está promovendo em todo o Brasil, preparatórias à 2ª Conferência Nacional, que acontece nos dias 18 a 20 de maio, em Brasília (DF). Este ano, a Conferência acontece nos marcos das comemorações dos 90 anos do Partido Comunista do Brasil e dos 80 anos da conquista do voto feminino em nosso país.
A convocação regular de uma Conferência Nacional sobre Questão de Mulher está definida no estatuto do PCdoB, que é o único partido no Brasil a ter e cumprir este tipo de resolução. O primeiro encontro aconteceu em 2007 com a participação de comunistas de todos os estados.
De Natal, Jana Sá