PCdoB é homenageado na Câmara de Vereadores da capital

O Grande Expediente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre de ontem, 26/3, homenageou os 90 anos do PCdoB. A sessão contou com a presença da deputada federal Manuela d`Ávila, do diretor técnico do GHC, Néio Lúcio Fraga Pereira, entre outras lideranças da sigla.

Solenidade Câmara de Vereadores - POA - Flavia Moreira

A vereadora Maristela Maffei (PCdoB) assinalou os 90 anos de seu partido, comemorados em 25 de março, listando dezenas de líderes e integrantes da sigla. A vereadora disse que ficou emocionada ao ouvir o presidente nacional do PCdoB afirmar que, apesar da perseguição sofrida ao longo de sua história, o partido continuou atuante, demonstrando a coragem dos comunistas e socialistas para prosseguirem com o enfrentamento da exclusão das massas trabalhadoras. Segundo a vereadora, o PCdoB hoje atravessa seu melhor momento, tendo recebido apoio nas gestões dos presidentes Lula e Dilma. Mas, de acordo com Maristela, o PCdoB ainda tem muito a percorrer, sempre com força para renovar seu apelo de luta pelo povo.

Para a deputada, que recebeu o reconhecimento e cumprimento de todos os vereadores presentes, a data tem valor simbólico especial. "No domingo celebramos os 90 anos do nosso partido, uma história de homens e mulheres que doaram suas vidas pelo povo brasileiro. Uma história que nos mostra ao mundo com valores e ideais. E esses valores e ideais nos fazem jovens, porque são reafirmados a ada ano e se consolidam na medida em que nosso país avança e busca novos desafios. É especial, também, porque celebramos os 240 anos de minha cidade natal, Porto Alegre. Uma cidade que me ensinou a militar e que reforça, todos os dias, a coragem e a vontade de trabalhar sempre mais para superarmos as diferenças sociais, para garantirmos os direitos fundamentais a todos os seus cidadãos", disse Manuela.

Na próxima quarta-feira, 28, Manuela participa de uma série de atividades ainda na celebração dos 90 anos do PCdoB. Haverá atividades na Assembleia Legislativa e, às 19h, grande debate com a presença do presidente nacional do partido, Renato Rabelo, do governador Tarso Genro, do secretário Beto Albuquerque e do ex-deputado e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Ibsen Pinheiro.

Fruto de décadas de lutas, empreendidas em nome da liberdade e da justiça social, o PCdoB hoje é um partido contemporâneo, sintonizado as grandes lutas do povo e da sociedade. Um partido que valoriza a participação do povo, dos trabalhadores e dos jovens na política. Assim surgiu Manuela d'Ávila. Eleita vereadora em 2004 na capital gaúcha, logo mostrou sua capacidade política e de trabalho, sendo eleita dois anos depois a deputada federal mais votada do Rio Grande e do país, com mais de 272 mil votos. Em 2010, Manuela obtém mais uma vez uma extraordinária votação, reelege-se para a câmara federal e se consolida como uma das mulheres mais importantes do cenário político nacional. Desta vez obtém quase meio milhão de votos.

Da redação local