Bolívia e Colômbia comemoram 100 anos de tratado de amizade
A Bolívia e a Colômbia festejaram hoje aqui os 100 anos do tratado de amizade entre ambos países, em um encontro entre o chanceler interino e ministro de Governo, Carlos Romero, e a embaixadora de Bogotá em La Paz, María Esther Pinilla.
Publicado 19/03/2012 18:25
O chanceler boliviano apontou que o Tratado de 1912 está contidos de grande perspectiva e fala não só de relações comerciais, como também de integração, apoio científico, tecnológico e acadêmico, entre outros que são admiráveis para a época.
Romero enfatizou a predisposição do presidente colombiano Juan Manuel Santos a coadjuvar nas iniciativas que a Bolívia vem desenvolvendo para a solução ao conflito marítimo com o Chile, que arrebatou sua costa no Oceano Pacífico em uma guerra sem aviso em 1879.
A relação bilateral com a Colômbia tem seus antecedentes em 1912 com a assinatura do primeiro tratado de amizade, firmado por José Francisco Urrutia, ministro Plenipotenciário enviado à cidade de La Paz pelo presidente Carlos Restrepo, e pelo ministro de Relações Exteriores da Bolívia, Claudio Pinilla.
Fonte: Prensa Latina