Sem categoria

Turquia poderia retirar seu embaixador da Síria, segundo premiê

O premiê da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, informou nesta sexta-feira (16) que seu país analisa a possibilidade de retirar seu embaixador da Síria, palco de um conflito entre o Governo e opositores armados.

Segundo o premiê, Ancara poderia tomar essa decisão depois da saída de todos os seus cidadãos residentes nessa vizinha nação submetida a pressões de vários estados árabes e do Ocidente para forçar a queda do presidente Bashar al-Assad.

Erdogan também comentou a jornalistas sobre a possível criação de "zonas de contenção" nos 900 quilômetros de fronteira comum com a Síria para abrigar os refugiados que chegam à Turquia.

Analistas asseguram que essas áreas se converterão em bases militares onde os bandidos sírios poderiam reagruparem-se e rearmarem-se sob o apoio turco.

Segundo o jornal britânico The Independent, o país euro-asiático tem proporcionado proteção constante aos opositores desde o início da crise e ajuda-lhes a organizar um exército que seria o braço armado do ilegítimo Conselho Nacional da Síria.

As forças armadas sírias interceptaram nos últimos meses vários carregamentos provenientes da Turquia com munições para os grupos rebeldes.

Istambul, a cidade turca mais importante, será sede no próximo dia 2 de abril da segunda reunião do denominado grupo "Amigos da Síria", considerado por Damasco como o fracasso daqueles que conspiram para tirar do poder o presidente Al-Assad.

Fonte: Prensa Latina