Grandes notícias para as mulheres do DF
O Dia Internacional da Mulher começou com duas grandes notícias para as mulheres do DF. A primeira foi a entrega das novas instalações da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), na EQS 204/205. O Secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia representou o Governador Agnelo no ato de reinauguração, que salientou que a Polícia Civil tem sido uma importante parceiras das mulheres do DF.
Publicado 09/03/2012 14:41 | Editado 04/03/2020 16:41
A DEAM foi reformada e ampliada e vai prestar um melhor acolhimento às mulheres que buscam atendimento. A nova DEAM agora conta com brinquedoteca, miniauditório, ambientes reservados para as entrevistas, salas de atendimento psicológico e refeitório.
Mulheres recebem Unidade de Saúde Móvel
A segunda grande notícia foi a inauguração da Unidade Móvel de Saúde da Mulher, que já está sendo conhecido como o “Caminhão da Mulher”. O lançamento do mesmo aconteceu no Condomínio Pôr do Sol, em Ceilândia e contou com a presença do Governador Agnelo Queiroz acompanhado da Primeira Dama Dra. Ilza Queiroz, do Secretário de Saúde em exercício, Dr. Elias Miziara, da Prefeita Comunitária do Condomínio Pôr do Sol, Francisca do Nascimento, do Administrador de Ceilândia, Aridelson de Almeida e a Secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia.
Com objetivo de prevenir o câncer de mama e de colo de útero que tem ceifado muitas vidas em decorrência da falta de acesso a esses equipamentos, é que a unidade móvel irá nas demais localidades carentes do DF. O governo reconhece a dificuldade de locomoção a exemplo na comunidade do Pôr do Sol que sua população está três quilômetros de distância do Posto de Saúde mais próximo.
O Governador Agnelo Queiroz destacou que o Governo vem se esforçando para fazer o caminho inverso ao que costumeiramente ocorreu. Até então a população ia até o Estado e agora o Estado vai até a população que mais precisa. “Estamos descentralizando os atendimentos e aproximando a saúde para população mais carente, nossa prioridade é a saúde pública” destacou o Governador.
“O controle e a prevenção do câncer de mama e colo de útero faz parte do compromisso que o GDF tem com as mulheres, tratando como prioridade o fortalecimento da saúde integral às mulheres, através da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, pois, o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira”, argumenta a Secretária Olgamir. Ela também enfatizou que o equipamento representa “mais uma conquista das mulheres do Distrito Federal”.
Equipamento moderno a serviço das mulheres
O caminhão é munido com equipamentos de última geração para fazer mamografias, ecografias e coleta de material para a realização do exame de citologia oncótica (Papanicolau). O equipamento é itinerante e deverá atender diariamente dezenas de mamografias e ecografias e funcionará das 8h às 12h e das 13h às 17h. O público prioritário serão as mulheres que nunca fizeram os referidos exames, bem como as residentes em locais de difícil acesso, territórios de vulnerabilidade social e pessoas de baixa renda.
O INCA – Instituto Nacional do Câncer, recomenda que toda a mulher entre 50 e 60 anos realize, à cada dois anos, a mamografia para redução da mortalidade por câncer de mama. Entretanto, o novo equipamento trás uma proposta mais avançada, pois atenderá as mulheres, a partir dos 40 anos.
A contratação deste serviço foi uma sugestão feita pela Secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia, ainda em 2011, a partir dos levantamentos e demandas advindas das atividades do Programa Rede Mulher, que conversa com as mulheres “in loco”. “O programa foi uma sugestão da SEMDF. através de nossa política intersetorial, para a Secretaria da Saúde, que é quem vai executá-lo. Estamos construindo um acordo de cooperação entre as duas Secretarias, para que possamos construir uma agenda que responda as reais necessidades das mulheres do DF”, informa Olgamir.
Sônia Corrêa
ASCOM | SEMDF