Lançado o Conselho dos Direitos das Bombeiras Militares

“Ainda temos muito que modificar, não será Lei, nem Portaria que desconstruirá pensamentos machistas enraizados na cultura da sociedade, isso se dará com o tempo e a luta das mulheres e homens, irmanados. Para o GDF é uma profunda alegria a consolidação desse espaço para garantia dos direitos das mulheres bombeiras para que sejam – concretamente – tratadas iguais aos homens da corporação, porque já provamos ter competência e técnica para assumirmos todos espaços, queremos um mundo de igualdade”.

Lançado o Conselho dos Direitos das Bombeiras Militares

A opinião foi manifestada pela Secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia, no ato de lançamento do Conselho dos Direitos da Mulher Bombeira Militar do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, ocorrido na tarde desta terça-feira (06), no Salão Nobre do Palácio do Buriti. O Conselho é o primeiro a existir no país e tem o objetivo de viabilizar políticas internas às mulheres da corporação.

O anfitrião do evento foi o Comandante, Gilberto Lopes da Silva, que se declarou honrado de comandar o CBMDF que é pioneiro na criação deste Conselho, que segundo ele tem toda a relação com a importante iniciativa do Governador Agnelo de criar a Secretaria de Estado da Mulher. O Comandante salientou que as bombeiras militares conquistaram seu espaço nos batalhões e estão rompendo com a discriminação.

Também participaram do evento a primeira dama Doutora Ilza Queiroz, a Doutora Lucia Bessa representando a Ordem dos Advogados do Brasil, a Deputada Arlete Sampaio e representando o Secretário de Segurança Pública do DF a senhora Solange Botelho.

Sônia Corrêa
ASCOM | SEMDF