Baianos discutem políticas públicas para crianças e adolescentes

A partir desta quinta-feira (1/3), o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza começam a realizar conferências nos 26 Territórios de Identidade baianos para discutir políticas públicas destinadas às crianças e adolescentes no estado. Três cidades abrem a série de conferências – Livramento, Valença e Jaguaquara, que reunirão profissionais da área e gestores públicos dos territórios do Sertão Produtivo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá.

Com o tema ‘Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal’, os encontros têm como finalidade mobilizar governo e sociedade civil para a implementação e monitoramento da política nacional e do plano decenal dos direitos humanos de crianças e dos adolescentes no estado. Os eventos serão preparatórios para a VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontecerá em Salvador, no período de 1º a 4 de maio, no Centro de Convenções da Bahia.

“O Brasil firmou sua posição ao declarar crianças e adolescentes como prioridade absoluta e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que é o instrumento fundamental para o desencadeamento das ações necessárias ao cumprimento desse propósito”, explica a superintendente de Assistência Social da Sedes, Angela Gonçalves. Para ela, hoje, meninos e meninas são sujeitos de direitos prioritários nas políticas públicas e na destinação privilegiada de recursos públicos.

Na próxima semana será a vez dos territórios Bacia do Jacuípe, Itaparica, Portal do Sertão, Bacia do Paramirim e Oeste Baiano. Na programação estão previstas apresentações culturais, palestra sobre o tema principal, grupos de trabalhos, discussão e aprovação das propostas, eleição dos delegados, dentre outras atividades.

Fonte: Secom Bahia.