Eliana Gomes considera vitoriosas mudanças na Lei Maria da Penha

A Vereadora Eliana Gomes destacou na manhã desta quinta-feira (23/02), as mudanças feitas pelo Supremo Tribunal Federal nos procedimentos de denúncias de violência contra as mulheres. De acordo com Eliana, a alteração é positiva, porque mostra mais apoio para as mulheres que não conseguem sair do ciclo de violência, por diferentes fatores.

"É importante porque muitas vítimas depois que procuram a delegacia sofrem pressão do companheiro e até mesmo da família. Mas agora, quem conhece e sabe do histórico de violência pode denunciar. Isso vai ajudar para que o enfrentamento seja mais eficaz," avalia.

Eliana lamentou o assassinato de mulheres em Fortaleza e na Região Metropolitana em poucos meses do ano de 2012. "Infelizmente, os números são graves, principalmente porque as medidas protetivas não caminham de acordo com a demanda. E o pior, a falta de mais uma delegacia da mulher em Fortaleza e de infraestrutura deixam os processos lentos. É necessário insistir na melhoria dos aparelhos, só desta forma é possível coibir a violência”, criticou a vereadora do PCdoB.

Mais autonomia

Um dos problemas enfrentados pelas mulheres agredidas, destaca Eliana Gomes, é a questão financeira, ou seja, muitas não conseguem pagar alguém para cuidar dos filhos enquanto se ausentam para trabalhar. Daí existe a dependência muitas vezes do companheiro. Para Eliana, essa questão precisa de atenção da Gestão Municipal. "É preciso garantir creches para que as mães deixem seus filhos. Investir na autonomia das mulheres deve ser prioridade e um esforço de todos e todas," salientou.

Empenho do Legislativo

Eliana Gomes também sugeriu aos vereadores a realização de audiências públicas e mais participação no calendário de atividades das mulheres. "É importante o fortalecimento de todas as ações que visem contribuir com a consolidação dos direitos femininos. São mães que estão perdendo suas filhas e nós não podemos permitir o alastramento e a banalização desses atos ‘violentos," finalizou.

Fonte: Assessoria da Vereadora Eliana Gomes (PCdoB)