Pyongyang denuncia manobras militares da Coreia do Sul e EUA
A Coreia Democrática denunciou nesta quinta-feira (23) o caráter "muito perigoso" das manobras que Estados Unidos e Coreia do Sul realizam no mar Oeste, ante a participação, pela primeira vez nos exercícios, de destroier Aegis.
Publicado 23/02/2012 14:44
O diário Minju Joson aborda o tema em um artigo sobre os referidos exercícios antisubmarinos de cinco dias iniciados na passada segunda-feira (20), também qualificados pelo diário de "tentativa para fazer achar que o naufrágio do navio Cheonan, em março de 2010, foi causado pela parte norte".
De acordo com o texto, com estas manobras as autoridades sul-coreanas se trata da criação
de uma situação de insegurança favorável a seus interesses, devido à proximidade das eleições, a fim de reverter sua desvantagem e manter o poder.
A península coreana é palco de renovadas tensões ante a realização desses exercícios, aos quais seguirão a partir da próxima segunda-feira (27) os de Key Resolve, que se estenderão até o 9 de março.
Também estão previstas as manobras Foal Eagle, desde a próxima quinta-feira até o dia 30 de abril.
Pyongyang assegura que todas estas operações constituem ensaios de guerra contra seu território, ao fazer questão de seu caráter agressivo.
Fonte: Prensa Latina