Sem categoria

Mato Grosso do Sul: plantio de seringueiras deve aumentar em 46%

Mato Grosso do Sul deve destinar este ano cerca de 5,5 mil novos hectares para a lavoura da seringueira, um aumento de 46% se comparado a 2011.

Até dezembro, a cultura somava 12 mil hectares no Estado, quatro mil deles plantados somente o ano passado. O Estado está empatado tecnicamente com São Paulo na área plantada de seringueiras.

Segundo Getúlio Ferreira Júnior, participante do programa Mais floresta, Mato Grosso do Sul deverá se tornar em 2012 o estado que mais planta seringueiras no País.

“Está previsto para Mato Grosso do Sul, cerca de 5,5 mil hectares novos para a lavoura de seringueira no ano de 2012. Já São Paulo deverá manter o mesmo volume plantado do ano de 2011”, compara Ferreira Júnior. A consequência desse quadro, segundo ele, é a conquista por Mato Grosso do Sul do posto de “estado que mais planta seringueira em todo o País”.

Afonso Pedro Brioschi, engenheiro agrônomo e consultor, conta que vem de São Paulo para Mato Grosso do Sul com frequência para administrar o plantio de seringueira de duas propriedades, localizadas em Bataguassu e Santa Rita do Pardo.

“Um sangrador em nossas propriedades ganha em média hoje R$1,2 mil, e toda nossa produção é destinada a SP, a uma cidade com 500 quilômetros de distância”, explica o agrônomo, que exporta 195 toneladas de borracha seca por ano, em duas propriedades.

Fonte: Unegro