Sem categoria

Alemanha: após acusação de corrupção, presidente renuncia

Em coletiva à imprensa, realizado no Palácio de Bellevue, o presidente da Alemanha, Christian Wulff, anunciou nesta sexta-feira (17) sua demissão do cargo. A renúncia foi decida após desgaste causado por acusações de corrupção e tráfico de influência.

Em sua declaração o Wulff afirmou que “a Alemanha precisa de um presidente que tenha a confiança não só da maioria dos cidadãos, mas da ampla maioria. Os acontecimentos dos últimos dias e meses mostraram que a confiança dos cidadãos está afetada. Portanto, não posso seguir exercendo minha função. Por isso renuncio”.

Segundo nota publicada pelo governo Alemão, a decisão foi tomada um dia após a Procuradoria de Hannover, no norte do país, solicitar ao Bundestag, o Parlamento alemão, que retirasse a imunidade de Wullf para abrir uma investigação contra o presidente.

Investigação

As investigações foram iniciadas no final de 2011, quando Wulff foi acusado de receber um empréstimo privado quando era senador. Além disso, há denúncias de que ele tenha aceitado favores do produtor de cinema alemão David Groenewold. Entre os favores estaria o pagamento de uma estadia em um hotel de luxo em 2007.

Com agências