Sem categoria

Assis Melo destaca 80 anos da Festa da Uva em sessão solene

Se depender da sessão solene pelos 80 anos da Festa da Uva, a realização do evento será um sucesso. A homenagem, proposta pelo deputado Assis Melo (PCdoB-RS) em parceria com o também deputado Pepe Vargas (PT-RS), teve grande repercussão com a sessão solene na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (7). Deputados de diversos partidos se revezaram nos microfones para falar da importância da festa no seu contexto social, cultural, histórico e econômico para a Serra gaúcha.

A cerimônia foi aberta pelo deputado Pepe Vargas, representando o presidente da Casa, o também gaúcho Marco Maia (PT), para que o deputado Assis pudesse fazer o seu discurso como proponente da sessão solene. Após a sua fala, Assis assumiu a presidência da mesa.

No discurso, Assis resgatou momentos marcantes da Festa da Uva nestes 80 anos e a sua importância para o desenvolvimento regional, estadual e nacional. E apresentou os indicadores de Caxias para demostrar a importância da cidade no cenário brasileiro.

Assis lembrou o pioneirismo das mulheres ao destacar o importante papel desempenhado por elas ao longo dos tempos à frente do maior evento da cidade, ao relembrar a escolha da primeira rainha Adélia Eberle, em 1933. Também ressaltou o pioneirismo e empreendedorismo da mulher na construção econômica da cidade, ao mencionar Gigia Bandera como a precursora da metalurgia de Caxias.

“No campo político, as mulheres igualmente tem assumido uma posição que orgulha a todos nós, com Ester Troian Benvenutti, sendo eleita a primeira vereadora de Caxias, de 1960 a 1963, pelo PTB. Hoje, temos uma mulher no comando do mais alto posto do nosso país: a presidente Dilma Rousseff. A festa é isso. Um misto da leveza da uva e da beleza das soberanas, hoje liderada pela rainha Roberta e as princesas Aline e Kelin”.

Após a sessão solene, a comitiva inaugurou uma exposição de oito painéis, no corredor da Câmara junto à taquigrafia, seguido de uma sessão de degustação com produtos da região – uvas, sucos, vinho e espumante.

Em seguida, os parlamentares visitaram os ministros da Cultura, Ana Buarque de Holanda, e do Turismo, Gastão Vieira, para oficializar o convite para festa que acontece de 16 de fevereiro a quatro de março, em Caxias do Sul (RS). O ministro Gastão confirmou presença e a ministra Ana mostrou muita disposição de estar presente, mas precisa confrontar agenda com a da presidenta Dilma.

Além dos deputados, a sessão solene contou com a presença do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho; da secretária de Turismo do Rio Grande do Sul, Abgail Pereira, que representou o governador Tarso Genro no ato, e dos senadores Paulo Paim (PT-RS), Pedro Simom (PMDB-RS) e Eduardo Suplicy (PT-SP).

De Caxias do Sul, estiveram presentes, o prefeito José Ivo Sartori (PMDB), os deputados estaduais Alceu Barbosa Velho (PDT), Maria Helena Sartori (PMDB) e Marisa Formolo (PT), o casal presidente da Comissão Comunitária, Gelson e Gládis Palavro, além de vices- presidentes e diretores da festa.

De Brasília
Com Informação da Ass. Dep. Assis Melo