Sem categoria

Painel da ONU propõe medidas contra a crise econômica

Um painel de 22 membros formado por instâncias da ONU, que se desenvolve paralelamente à Cúpula da União Africana (UA), propôs nesta segunda-feira e, Adis Abeba, Etiópia, 56 recomendações para solucionar a grande depressão econômica mundial e promover uma sustentabilidade global.

Integrado por especialistas e políticos de alto escalão, o grupo, criado há quase dois anos, apresentou seu primeiro relatório com propostas de mudanças econômicas para tirar o mundo da crise.

Uma "proposta concreta e com visão de futuro para conseguir um desenvolvimento sustentável", assim o documento foi qualificado pelo presidente sul-africano, Jacob Zuma, co-presidente do painel, junto à chefe de Estado da Finlândia, Tarja Halonen.

A ciência e a economia dizem-nos que as vias atuais são insustentáveis, afirmou a respeito o secretário geral da ONU, Ban Ki Moon, depois da apresentação do relatório difundido no Centro de Convenções da UA na capital etíope.

Intitulada "Gente Forte, Planeta Forte: Um Futuro que Vale a pena Escolher", a proposta potencializa o papel da mulher para um desenvolvimento sustentável e é válida tanto para governos como para o setor privado, segundo seus palestrantes.

Acompanha as 56 recomendações a solicitação à ONU de formar um painel similar capaz de delinear uma estratégia para dar continuidade depois de 2015 aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio previstos pela organização.

O grupo sugeriu tomar como referência novos indicadores para medir o desenvolvimento, atualmente limitados ao Produto Interno Bruto (PIB).

Prensa Latina