Uruguai promoverá dia com internet gratuita em protesto à Sopa
A empresa estatal de comunicações do Uruguai (Antel) anunciou nesta quinta-feira (19) que promoverá um dia de acesso gratuito à internet a todos seus usuários acompanhando a onda de protestos globais contra o polêmico projeto de lei de combate à pirataria que tramita no Congresso dos Estados Unidos e motivou o blecaute de sites populares como o Wikipédia.
Publicado 20/01/2012 10:47
A Antel anunciou que “beneficiará todas as residências de clientes com serviço de dados fornecendo tráfego gratuito durante todo o dia 23 de janeiro”, e ponderou que “não pretende com esta medida tomar posição quanto aos conteúdos e alcance das leis de outros países, mas fortalecer o princípio de liberdade e democracia para o acesso à rede por todos seus clientes”.
Disse ainda que “ante um debate que é alheio a nós, mas pode afetar o acesso de nossos usuários a alguns sites, consideramos esta medida como uma compensação que podemos lhes dar como empresa de comunicação dos uruguaios”.
O projeto de lei antipirataria (conhecido como Sopa) autoriza o Departamento de Justiça estadunidense perseguir e desconectar qualquer pessoa ou empresa por compartilhar na internet arquivos protegidos por copyright dentro e fora do país.
Fonte: Estadão.com