Crateús capacita população para fiscalizar contas públicas

Um momento histórico. Essa era a percepção dos participantes da I Conferência Municipal sobre Transparência nas Contas Públicas e Controle Social de Crateús. O evento convocado pelo o Prefeito Carlos Felipe (PCdoB) reuniu entidades e lideranças comunitárias na busca de novos mecanismos de controle e acompanhamento dos gastos públicos.

A 1ª Consocial teve como objetivo principal promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.

O promotor de Justiça, José Arteiro Soares Goiano, foi um dos palestrantes convidados. Ele explicou os mecanismos que a sociedade tem para fiscalizar e acompanhar as contas públicas e salientou que o controle social é uma tarefa coletiva. O procurador do Município, Ramon Galvão, também deu sua contribuição explicando as iniciativas da gestão Vida Nova em colocar ao alcance do cidadão as informações necessárias para o acompanhamento dos recursos do município.

Ao final do evento, foram escolhidas as sugestões dos grupos de trabalho e designados os delegados que irão representar o município de Crateús na Conferencia Estadual.

Fonte: Prefeitura de Crateús