Dia Mundial de Solidariedade: o futebol na Palestina sob ocupação
No dia Internacional de Solidariedade à Palestina, emocione-se com o documentário brasileiro "Campo da Paz" sobre as dificuldades do futebol no país sob ocupação. O filme entrevista jogadores, técnicos e dirigentes do futebol Palestino e mostra a formação de uma seleção de garotos de 13 a 17 para representar, simbolicamente, a Palestina na Copa do Mundo de Futebol no Brasil em 2014. A narração é de Lázaro Ramos.
Publicado 29/11/2011 16:13
Com imagens belíssimas do país e flashes de uma nítida paixão pelo futebol, o trailer comove pela sua sensibilidade e delicadeza.
"Os fuzis estão voltados para nós e nós respondemos com mensagens de amor e paz para o mundo. Jogamos com a bola que rola sem conhecer barreiras que a façam parar. Ela está sempre rodando e nós estaremos sempre a acompanhando. Que essa bola transmita amizade e paz para os campos de todas as nações", poetisa Rukaya Taktori, dirigente da seleção feminina de futebol.
Ao final do vídeo, um senhor simpático chama Maradona de "tolo". Não se sabe ao certo porque um ídolo do futebol mundial, eterno defensor do socialismo e da Palestina, recebe a crítica, mesmo que de maneira bem humorada. Certo é que tolice ou loucura não marcam gols no campo da paz.
A TV Vermelho agradece a dica deste vídeo a Rubens Diniz, do Cebrapaz. Colabore você também enviando suas dicas de vídeo para tvvermelho@vermelho.org.br.
Ficha técnica:
Campo da Paz
Roteiro e Direção: Gilmar Rodrigues
Produção: Bettine Silveira
Coordenação de Produção: Hasan Zarif
Direção de Fotografia: Ding Musa
Montagem: Thiago Andries
Narração: Lázaro Ramos
Trilha: BNegão e Rodrigues
Edição de Som: Filipe Pires e Rocha Estúdio.
Veja mais:
Estado da Palestina Já: a história de 200 anos em 2 minutos
Leia mais:
Brasil celebra Dia Internacional de Solidariedade à Palestina
Entidades fazem ato por Estado da Palestina Já