3ª Conferência foi um marco para as mulheres do DF

Chegou ao fim, na noite de 23 de outubro, a 3ª. Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres. A Conferência, que teve início na noite de sexta-feira, percorreu todo o final de semana com muitos debates e a recepção das propostas que comporão o 1º Plano Distrital de Políticas Públicas para as Mulheres.

3ª Conferência foi um marco para as mulheres do DF

Na noite de sexta-feira, 21, aconteceu o ato de abertura, com uma representação expressiva de mulheres vindas de todas as regiões do DF, dos mais variados matizes, movimentos sociais e de mulheres, entidades, organizações e autoridades.
A mesa de abertura foi composta pela anfitriã, secretária de Estado da Mulher e presidenta do Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amancia; Júnia Puglia, coordenadora de programas da ONU – Mulheres; Lúcia Camine, representando a ministra Iriny Lopes – Secretária de Políticas para as Mulheres; Liège Rocha, da Federação Democrática Internacional de Mulheres e da União Brasileira de Mulheres; José Geraldo Júnior, reitor da Universidade de Brasília; deputada federal Erika Kokay (PT-DF); Danielle Martins, do Ministério Público do Distrito Federal; delegada Mônica, da DEAM, representando Mailine Alvarenga, diretora da Polícia Civil do Distrito Federal; deputada distrital Rejane Pitanga (PT-DF); Arlete Sampaio, secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Governo do Distrito Federal; Josefina dos Santos, secretária de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Distrito Federal; Ana Helena Paixão, secretária-adjunta de Comunicação do Governo do Distrito Federal.
Durante o ato político aconteceram seis homenagens em três momentos diferentes. No primeiro bloco foram homenageadas a jornalista Mara Régia di Perna e a deputada Maria Laura Pinheiro. No segundo momento, a homenagem foi para duas mulheres que tiveram suas vidas dedicadas a causas relevantes na busca de uma sociedade de igualdade, deixando um importante legado às mulheres do Distrito Federal, Adnair França dos Santos e Neide Castanha. Por elas, receberam a homenagem o senhor Jaime Sautschuk, marido de Adinair França dos Santos, e a senhora Neuza Castanha, irmã de Neide Castanha.
No último bloco, a homenagem foi para todas as mulheres vítimas da violência doméstica, simbolizadas por dois casos recentes de vítimas fatais, Suênia de Sousa Faria e Vanessa Souza Ribeiro dos Santos, recebida por Silene de Souza Faria e Aury Ferreira de Souza, respectivamente.
No sábado, 22, além de eleger o Regimento da Conferência, um entusiástico debate tomou conta do Plenário e dos grupos temáticos. Dez temas serviram de base para o debate, originando centenas de propostas a serem incorporadas ao Plano.
Os temas tratados foram: 1) Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho com inclusão social; 2) Educação inclusiva, não sexista, não racista, não homofóbica, não lesbofóbica; 3) Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; 4) Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres; 5) Participação das mulheres nos espaços de poder e decisão; 6) Desenvolvimento sustentável no meio rural e na cidade, com justiça social e ambiental e segurança alimentar; 7) Direito a terra e a moradia digna com toda a infra-estrutura social, considerando as realidades específicas dos meios rural e urbano e comunidades tradicionais; 8) Cultura, comunicação e mídia igualitárias democráticas e não discriminatórias; 9) Enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia; 10) Enfrentamento das desigualdades geracionais, com atenção especial às jovens e idosas.
Durante o domingo, as conferencistas apresentaram o resultado dos trabalhos de grupo e as recomendações foram avaliadas pelo plenário. Foram eleitas as delegadas do Distrito Federal para a 3ª. Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, sendo 15 representantes governamentais e 36 mulheres dos movimentos sociais, entre elas, ciganas, indígenas, quilombolas, trabalhadoras do campo e das cidade, empreendedoras, artesãs etc.

Sônia Corrêa
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado da Mulher