Antiterrorista cubano é solto nos Estados Unidos

O cubano René González, que fazia parte do grupo de cinco cubanos presos no Estado Unidos há 13 anos, foi libertado nesta sexta-feira (7/10). Ele ainda permanecerá três anos no país, sob liberdade vigiada.

“A libertação de René da forma como está sendo feita está longe de ser o que buscávamos, mas é um avanço. Temos que continuar empenhados para a libertação dos outros quatro patriotas cubanos, e também para que ele possa ser eximido dessa injusta sanção adicional que representa o não poder voltar para Cuba já”, disse a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), presidente do Grupo Parlamentar Brasil Cuba.

A senadora lembra que é obrigação do Governo norte-americano dar segurança de vida à Gonzalez, enquanto ele permanecer nos Estados Unidos, e que isso será acompanhado, da forma que for possível, pelo Grupo Parlamentar.

Ao ser libertado, Gonzaléz era aguardado por suas duas filhas Irma e Ivette, seu irmão, Roberto, e seu pai, Cándido, além de seu advogado, Philip Horrowitz.

Os outros quatro cubanos Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero e Fernando González, cumprem condenações, cujas penas chegam a prisão perpétua dupla mais 15 anos de prisão por informar sobre planos criminosos de grupos anticubanos na Flórida (EUA).

Assessoria de Comunicação