João Ananias homenageia agentes comunitários de saúde

Os agentes comunitários de saúde (ACS) representam o marco na saúde pública, pois com o trabalho árduo eles conseguiram mudar os indicadores de saúde com a redução da mortalidade infantil, mortalidade materna, aumento do índice de aleitamento materno, maior cobertura vacinal.

Foi assim que o deputado federal João Ananias (PCdoB) saudou no Plenário da Câmara, todos que formam a categoria no País, pelo Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde comemorado nesta terça-feira, dia 04.

João Ananias ressaltou a importância dos trabalhadores na promoção à saúde e prevenção das doenças. Ele destacou ainda a contribuição que os ACS dão ao combate ao câncer, a dengue e muitas outras doenças. Também lembrou que em 2008 o Governador Cid regularizou a situação dos agentes comunitários de saúde quando colocou cerca de 9 mil trabalhadores na folha de pagamento do funcionalismo público. “Eles merecem condições digna de trabalho e melhores salários”, disse.

Agente Comunitário de Saúde (ACS) resultou da criação do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde em 1991, como parte do processo de construção do Sistema Único de Saúde estabelecida por norma Constitucional em 1988.

Comissão especial

A reunião da comissão especial sobre os agentes de saúde e combate a endemias está marcada para a 14 horas desta terça-feira. Atualmente, o governo federal repassa para os municípios R$ 750 por agente de saúde. O valor que falta para chegar a dois salários mínimos será parcelado em três anos. O substitutivo ainda estabelece que os reajustes seguirão os mesmos índices usados para o aumento do mínimo.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB)