Sem categoria

Grécia anunciará esta semana pacote de privatizações

O governo da Grécia prepara para esta semana o anúncio de um pacote de privatizações. A nova medida aumentará o desemprego e elevará preços, de acordo com sindicatos gregos. A desculpa do governo é "buscar alternativas" para pagar a dívida pública do país e não deixar o sistema financeiro na mão.

A dívida da Grécia está em torno de 350 bilhões de euros, segundo dados oficiais. A informação sobre a elaboração do pacote de privatizações é do secretário-geral do Ministério das Finanças, George Christodoulakis.

Os estudos preliminares incluem a ampliação do esquema de aluguel do aeroporto internacional da capital grega, Atenas, a concessão do monopólio estatal de jogos e licenças para loterias. A pretensão é repassar 50 bilhões de euros para os bancos que concederam os créditos, com a venda e aluguel de ativos estatais.

A elaboração do projeto de privatizações foi uma condição imposta pelos credores internacionais e o governo do país ainda não colocou os ativos no mercado. Christodoulakis disse que o governo grego já vendeu a participação de 10% na operadora de telecomunicações OTE. A empresa alemã Deutsche Telekom comprou os ativos em junho, por 400 milhões de euros.

Mais greves

Os trabalhadores gregos reagem ao desmantelamento de seus empregos com mais greves e protestos nesta segunda-feira.

Os trabalhadores do metrô de Atenas, dos bondes e dos trens suburbanos realizaram uma greve de 24 horas, enquanto as linhas de ônibus urbanos sofreram uma paralisação de algumas horas.

Controladores do tráfego aéreo também resolveram parar, após serem obrigados a trabalhar por mais horas. Uma greve de 48 horas foi planejada pelos trabalhadores do setor de transportes para quinta ou sexta-feira.

Até mesmo a polícia grega, agente da repressão aos movimentos sociais do país, fez um protesto, colocando um gigantesco cartaz no topo de Lycabettus, um dos morros de Atenas, em que se podia ler: "Dia de pagamento, dia de lamento".

Com agências