15ª Conferência do PCdoB/Fortaleza define projetos para 2012

O final de semana foi intenso para a militância comunista de Fortaleza. Faltando pouco mais de um ano para as eleições de 2012, o PCdoB realizou sua 15ª Conferência Municipal. O encontro, que reuniu militantes e filiados, concluiu os trabalhos neste domingo (25), com a aprovação de um  documento com as diretrizes do Partido no município, cinco moções e a eleição dos membros comitê municipal e dos delegados que participarão da 20ª Conferência Estadual – que acontece entre 15 e 16 de outubro.

Ao longo do processo de conferência, que apenas em Fortaleza envolveu quase dois mil filiados, os militantes debateram os desafios do Partido para os próximos dois anos. Nos encontros que antecederam a plenária final, um dos temas centrais foi o projeto eleitoral do Partido para a capital. O debate sobre a proposta de lançar candidatura própria para disputar a Prefeitura de Fortaleza deixou a militância empolgada. O PCdoB avalia ter legitimidade para administrar a 5ª maior capital do país por ter uma trajetória de luta junto aos movimentos sociais e às forças políticas aliadas.

Projeto para 2012

Em documento aprovado pela plenária, os comunistas ratificaram a necessidade de dar passos mais largos nas próximas eleições. “Será tarefa do novo comitê eleito nesta conferência a construção de um projeto eleitoral ousado em 2012 que passa, necessariamente, pelo lançamento de um candidato a prefeito em Fortaleza”.

O documento esclarece a participação do PCdoB na atual administração. “Passados  quase três anos e apesar dos esforços empreendidos por nossos camaradas e outros gestores comprometidos e dedicados ao serviço público, constatamos que Fortaleza carece de uma gestão mais comprometida com um projeto de longo prazo e que pense a cidade para os próximos vintes anos”.

O texto também ratifica a legitimidade do Partido para pleitear a disputa na capital cearense. “O PCdoB tem história, capacidade política e nomes com condições de coordenar a elaboração de um projeto para uma Fortaleza moderna, desenvolvida e justa com a participação de amplos setores da população. Participação para elaborar e para conduzir, a várias mãos, os destinos de nossa cidade”.

O projeto para uma Fortaleza melhor não está centrado, porém apenas na disputa majoritária. O documento aborda ainda a importância da "valorização da Câmara Municipal que deve contribuir, através de um debate plural e de alto nível, com a cidade que necessitamos para viver mais e em melhores condições”.

Os comunistas ratificam a importância de se dedicar às demais frentes do Partido: a luta de ideias e o apoio aos movimentos sociais. “Esse plano deve contemplar o estudo aprofundado do Programa do Partido, do marxismo e da complexa realidade que vivemos hoje no país e no mundo (…). Outro aspecto importante do plano se constitui na tarefa de filiar um grande número de mulheres e homens dispostos a ingressar nas fileiras comunistas para se transformarem pela ação e pelo estudo em novos lutadores do povo. E, é claro, tudo isso combinado com nosso projeto maior para Fortaleza em 2012”.

Conferência 

O PCdoB de Fortaleza iniciou o processo de conferência em julho deste ano, reunindo 93 assembleias de base, quatro coletivos e uma plenária de filiados, somando quase dois mil filiados mobilizados. Para Luis Carlos Paes, presidente do PCdoB de Fortaleza, o saldo do processo de conferência foi positivo e por isso é necessário continuar o fortalecimento dos organismos partidários. “É fundamental continuar os debates e garantir a consolidação dos organismos partidários. Aumentamos a nossa convicção acerca da importância de ter um Partido forte e que funcione com regularidade”, afirmou.

Para o senador Inácio Arruda, o PCdoB tem grandes responsabilidades junto ao povo. “Somos o Partido mais antigo do Brasil, mas sempre apresentando ideias jovens. Tenho certeza de que o PCdoB e os partidos de esquerda, de um modo geral, sairão fortalecidos dos próximos embates”. Inácio convocou os comunistas para se dedicarem aos próximos desafios postos para o Partido na capital cearense. “Vamos juntos, com toda a força e energia que tem a nossa militância. Disputar, ganhar e governar é fortalecer a democracia do nosso país”.

Ao final do encontro foram aprovadas cinco moções, entre elas, de apoio à CPI que investiga a exploração sexual de crianças e adolescentes em Fortaleza, que tem como relatora a vereadora e vice-presidente do PCdoB de Fortaleza, Eliana Gomes. A plenária aprovou ainda moções em defesa da criação do Estado Palestino, pela libertação dos cinco cubanos presos nos Estados Unidos e em repúdio às guerras imperialistas.

Durante a tarde os comunistas elegeram os 35 dirigentes que conduzirão o Partido no município pelos próximos dois anos, com destaque especial à ascensão da participação juvenil na direção. O novo Comitê Municipal de imediato realizou a primeira reunião e tirou como encaminhamento reunir o pleno no dia 29 de outubro para definir tarefas e responsáveis pelas frentes de atuação do Partido em Fortaleza.

Membros do Comitê Municipal de Fortaleza

Ana Cláudia
Ana Lúcia Viana
Andréa Oliveira
Antonio Pereira (Toinho)
Antonio Soares
Assis Albuquerque
Carlos Henrique
Edílson Melo
Elenilson Gomes
Eliana Gomes
Evaldo Lima
Francileuda Soares
Francinet Cunha
Gabriel Rochinha
Gorete Fernandes
Ivina Carla
Ivo Braga
João Ricardo
Jonas Rodrigues
Josenias Gomes
Lourismar
Luis Carlos Paes
Marcelo Silva
Mileide Flores
Nágila Drumond
Natan Alves
Niara Farias
Phillipe Antonio Pereira
Ricardo de Paula
Ricardo Mendes
Ronaldo Brandão
Sarah Cavalcante
Vicente Rodrigues
Vinicius França
Wagner Ventura

Delegados

Abel Rodrigues
Adriana Albuquerque
Agostinho
Aguinaldo José
Aíla Sousa
Ana Angélica Aquino
Ana Cláudia
Ana Lúcia Viana
Andréa Oliveira
Antonio Soares
Arruda Bastos
Assis
Aurélia Silva
Benedito Bizerril
Bethovem
Camila Silveira
Carlos Augusto Diógenes Patinhas
Carlos Henrique
Chico Lopes
Clécio
Daniele Cavalcante
Edílson Melo
Elenilson
Eliana Gomes
Evaldo Lima
Expedito Ximenes
Flavio Vinícius
Francileuda Soares
Francinet Cunha
Gabriel Rochinha
Gonzaga
Gorete Fernandes
Helena Serra Azul
Hélio Leitão
Inácio Arruda
Inácio Carvalho
Ivina Carla
Ivo Braga
Jaqueline Lessa
João Batista
João Ricardo
Jonas Rodrigues
José Augusto
Josenias
Kelsen Bravos
Luciano Simplício
Lucilene dos Anjos
Luis Carlos Antero
Luis Carlos Paes
Lula Morais
Marcelo Silva
Maria Oliveira
Maria Pereira
Mariano Freitas
Marli
Marta Brandão
Messias Pontes
Mileide Flores
Miranda
Mirson
Nágila Drumond
Natan Alves
Neyla Moreira
Niara Faria
Noélia Ribeiro
Paulo Rogério
Raimundinho
Ricardo de Paula
Ricardo Mendes
Robério Ximenes
Ronaldo Brandão
Rubão
Rudney de Sousa
Sarah Cavalcante
Sonia Pinheiro
Terezinha Braga
Toinha
Toinho
Tony
Vicente Rodrigues
Vinicius França
Viviane Rodrigues
Wagner Ventura

Suplentes

Lucila Menezes
Roberto dos Santos
Wescley Costa
Fátima
Maia
Phillipe Pereira
Antonio Carlos
Luiz Camboim
José Auri
Lourismar
Andréa Duavy
Flaviene Vasconcelos
Fabiana Farias
Fernando Barbosa
Henrique
Pedro Pereira
Carlos Alves
Elvira
Oliveira do Cordel
Antonio Ivanildo
Clauber
Wagner Oliveira
Maria José Moises
Edson Pereira
Renata Alves
Edmundo
Robson
Sandra Ramalho
Tramontine
Francisca Crismar
Hércules
Wiron

De Fortaleza,
Carolina Campos (com a colaboração de Ivina Carla, estagiária do Portal Vermelho)

Matéria atualizada nesta segunda-feira, dia 26, às 18h16