Presidente da CTB participa de audiência sobre piso regional
Foi realizada em 23/9, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a audiência pública “Em defesa de uma política permanente de valorização do salário mínimo regional”. Proposta pelo deputado Raul Carrion (PCdoB), ela debateu com representantes de entidades sindicais e patronais o Projeto de Lei do deputado Heitor Schuch (PSB) que dispõe sobre a política de recuperação do poder aquisitivo do piso mínimo estadual.
Publicado 23/09/2011 17:31 | Editado 04/03/2020 17:10
Instituído pelo então governador Olivio Dutra, em 2000, o piso era 28% maior do que salário mínimo nacional. Hoje, ele está apenas 11,93% acima do mínimo, o que significa que os trabalhadores gaúchos tiveram perdas nos últimos governos que ultrapassam os 20%.
O presidente da CTB, Guiomar Vidor, assegurou aos parlamentares presentes que as centrais sindicais concordam plenamente com esse Projeto de Lei: “É uma luta antiga nossa e há uma unidade entre as centrais sindicais. Não de uma política de reajuste do piso regional como uma política de governo, mas, sim, que tenhamos uma política permanente de Estado, de valorização do salário mínimo, aos moldes do que se criou com uma grande mobilização nacional das centrais sindicais que culminou em um acordo fechado com o governo federal”, destacou.
“Ao contrário do que algumas entidades patronais afirmam, nós entendemos que o piso mínimo estadual não é um problema, mas, sim, uma solução para o desenvolvimento, distribuição de renda e para o fortalecimento do nosso mercado interno, graças ao poder de compra dos trabalhadores, que são aqueles que consomem e mantêm a economia aquecida”, ressaltou Guiomar Vidor.
Além de Heitor Schuch e Raul Carrion, esteve na audiência pública o deputado Ronaldo Santini (PTB), que assegurou seu voto ao Projeto de Lei que deverá ser aprovado antes do recesso parlamentar, a fim de que possa vigorar a partir de janeiro de 2012.
Fonte: CTB-RS