Sem categoria

PC da África do Sul intensifica campanha pela educação

Em comunicado distribuído nesta quarta-feira pelo secretário-geral do Partido Comunista da África do Sul, Blade Nzimande, o partido revela detalhes da sua campanha anual Red October (Outubro Vermelho), na qual promoverá a luta pela melhoria do sistema educacional do país.

"Para o PCAS, a melhoria do sistema educacional é, e sempre foi, um dos maiores temas de interesse de classe trabalhadora", diz Nzimande no boletim Red Alert.

"A grande maioria dos alunos de nossas escolas, hoje, são crianças de trabalhadores e de pobres do nosso país. Por isso, a intensificação da luta pela mudança e melhoria radical no sistema educacional do país é uma das causas mais básicas da classe operária", afirma o lider comunista sul-africano.

O PCAS revela que durante os anos que o Congresso Nacional Africano está no governo, houve um grande desenvolvimento educacional no país. Nzimande aponta a alta frequência escolar como um dos indicativos disso, revelando que o país cumpriu com isto um dos Objetivos do Milênio, o de altos níveis de matrícula nas escolas primárias (cerca de 95%).

Entre outras coisas, o PCAS enaltece a evolução que as matrículas tiveram em 2010, mas observa também que os comunistas precisam observar também as taxas de aprovação e de qualidade de ensino durante o período escolar.

O partido também observa que é preciso inserir cerca de 3 milhões de crianças, em idade escolar, que ainda não frequentam qualquer tipo de escola. Também nota que um terço dos jovens entre 18 e 24 não conseguiram obter qualquer tipo de escolaridade e estão afastados de parte do sistema produtivo do país.

Com informações do PC da África do Sul