Comissão de Direitos Humanos entrega moção de apoio à Palestina
Nesta quarta-feira (14), durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, a deputada Manuela D`Ávila (PCdoB-RS) entregou ao embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, uma moção de apoio à integração da região à Organização das Nações Unidas (ONU) e de solidariedade ao povo palestino.
Publicado 15/09/2011 11:21
Segundo o documento, o reconhecimento de um estado palestino soberano, que tenha como base o fim da ocupação e da erradicação dos assentamentos, além do retorno dos refugiados, é um imperativo dos direitos humanos e do direito internacional. “Apoiar o povo palestino é apoiar todos os povos em sua caminhada de paz, justiça e liberdade”, conclui o documento.
Alzeben agradeceu o apoio e disse que reconhecer o estado da palestina é também cuidar dos direitos humanos de palestinos e judeus. “Queremos os israelenses como vizinhos e não como soldados do outro lado do muro. Desejamos fazer um jogo de futebol com eles no Maracanã”, afirmou. Ele lembrou que o convite chegou a ser feito pelo ex-presidente Lula.
Ajuda internacional
O embaixador anunciou que no dia 23 de setembro será entregue a solicitação de integração da Palestina à ONU. “Que esse pedido não seja arquivado pelo secretário-geral Ban Ki-moon e que os Estados Unidos não usem seu direito ao veto. Esperamos que Israel seja o primeiro a reconhecer o estado da Palestina”.
Alzeben lembrou que são mais de seis décadas de conflito naquela região. “Israel não precisa seguir se escondendo atrás do medo do futuro. Aceitamos 22% do território da Palestina para criar nosso estado, mas os israelenses ainda acham muito. Quando perdemos a esperança na negociação direta, temos que recorrer à comunidade internacional, por isso vamos à ONU”, afirmou.
Fonte: Agência Câmara