Sem categoria

EUA: toques de recolher querem reprimir violência popular 

Kansas, em Missouri, impôs um toque de recolher em uma tentativa de controlar a violência juvenil, e se converteu nesta sexta (19) na segunda cidade estadunidense este mês a aplicar a medida. A primeira foi Philadelphia, em Pennsylvania.

Nos Estados Unidos,  tais medidas não ocorriam desde os anos 80 do século passado quando alguns pequenos povos do sul tiveram que lutar também com a agressividade de grupos manifestantes.

O regulamento, aprovado pelo Conselho Citadino e o Departamento Policial de Kansas City, estipula que a partir da nove da noite, todo menor de 17 anos que circule por cinco áreas urbanas específicas será preso e pagará 500 dólares de multa.

O prefeito Sly James defendeu a regulamentação depois de um incidente acontecido fim de semana, quando três jovens foram feridos por impactos de balas nas cercanias do Country Clube Praça, um conhecido lugar de férias, publicou o jornal Kansas City Star.

Sociólogos estadunidenses alertaram sobre uma nova forma de vandalismo que chamam "flash-mob" (multidões instantâneas), onde dúzias de pessoas se põem de acordo através de meios eletrônicos para se reunir repentinamente em um lugar determinado.

Neste verão, grandes grupos de jovens irromperam e em muitas ocasiões roubaram "espontaneamente" lojas, farmácias e estações de gasolina em Minneapolis, Chicago, Cleveland, New York e Washington, entre outras cidades.

O mais recente caso de "flash-mob" foi amplamente reportado desde Maryland por CBS News, a CNN, e outros meios de imprensa.

Em um video difundido nesta sexta (19) aprecia-se como 28 jovens invadem subitamente uma destilaria à 01:36 da madrugada (hora local), e fogem com a mercadoria (cervejas, cigarros, doces) em  60 segundos.

A polícia do condado Montgomery admitiu que se trata de um delito muito difícil de enfrentar sobretudo pela rapidez da operação e a complexidade na hora de identificar aos culpados.

A cidade de Philadelphia, onde nasceu a Constituição dos Estados Unidos, também se viu obrigada a decretar faz duas semanas um toque de recolher a partir de nove da noite de toda sexta-feira e sábados para menores de 18 anos nos bairros de Center City e University.

"Estes flash-mob transformaram-se e os garotos usam os meios de comunicação para reunir-se. Começou como um entretenimento, mas o assunto já é grave. Perigo é a palavra urgente", comentaram na página digital de ABC News.

Fonte: Prensa Latina