Campanha salarial: Bancários fazem mobilização em Fortaleza
Nesta terça-feira, dia 16/08, os dirigentes do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE) voltaram às unidades bancárias para mobilizar os companheiros visando a Campanha Nacional 2011. Desta vez a caminhada percorreu as agências do bairro Parangaba, compreendendo as unidades da Caixa, Itaú, Bradesco e Banco do Brasil.
Publicado 17/08/2011 09:23 | Editado 04/03/2020 16:31
Uma banda de música e os atores da Trupe Trama deram um tom alegre às caminhadas pelas unidades bancárias. Na peça teatral, os atores mostraram em que condições ficam os bancários com as péssimas condições de trabalho, estressados pelas metas abusivas que tem que cumprir e doentes pelo esforço repetitivo (LER/DORT).
Em todas as agências, os dirigentes sindicais enfatizaram a importância da participação dos bancários na Campanha, unindo-se ao Sindicato na luta pela contratação de mais trabalhadores e pelo fim das metas abusivas, que adoecem a categoria, fim do assédio moral, por mais segurança e reposição salarial digna.
“O cliente olha para o bancário e acha que ele é o responsável pelo mau atendimento. Não é não. O bancário é tão vítima do banco como é o cliente, pois trabalha sem condições de saúde, sem segurança, com metas para cumprir. É preciso mais contratação para melhorar a qualidade do atendimento à população”, disse o presidente do SEEB/CE, Carlos Eduardo Bezerra.
“A fórmula é simples: é pagar melhor o trabalhador, contratar mais gente e melhorar as condições de atendimento aos clientes”, destacou o diretor Gabriel Motta, ao denunciar a imoralidade da enorme fila do Bradesco da Parangaba. “Um banco que tanto lucra e não dá atenção à sua clientela”.
As dificuldades do dia a dia do bancário na Caixa foi o destaque da fala do diretor Rochael. Segundo ele, o Sindicato dialoga com a sociedade e mostra que é preciso melhorar o atendimento à população, mas para isso é preciso mais bancários. “Mais bancários para a Caixa, mais Caixa para o Brasil”, finalizou.
Para o diretor do SEEB/CE, Pedro Moreira, a questão da falta de segurança é crucial para os bancários, especialmente os do Interior. Lembrou que, "além da falta de condições de trabalho, ainda têm que conviver com a insegurança. É preciso mais investimento dos bancos nessa área. Esse é um dos pontos da nossa pauta de reivindicações da Campanha deste ano", disse Pedro.
A programação das caminhadas visando a mobilização dos bancários prossegue nesta quarta-feira, 17/08, nas unidades do Montese. Na quinta-feira, será a vez das agências da Aldeota.
Fonte: SEEB/CE