Hoje é dia de cumprimentar o jovem pelo papel na evolução social
Não só: a ONU definiu que o dia 12 de agosto é o Dia internacional da Juventude para celebrar também a motivação e a energia dos jovens, além de reconhecer o papel deles na celebração da paz e do desenvolvimento. A data entrou para o calendário oficial da humanidade por meio da Resolução 54/120 de 1999 da Organização das Nações Unidas.
Publicado 12/08/2011 16:15
A data também marca o encerramento do Ano Internacional da Juventude, lançado em 12 de agosto de 2010. Com o tema “Diálogo e Compreensão Mútuos”, o objetivo era colocar os jovens no coração do debate internacional e aumentar a participação deles na sociedade.
Jovens ao redor do mundo
Vários países participam dessas comemorações. Na Costa Rica, a programação que inclui espetáculos de dança, música e atividades desportivas vai dividir a atenção com espaços de educação sexual e técnicas de empreendedorismo.
Em Acra, capital de Gana, a Noite Cultural da Juventude Africana será transmitida ao vivo em rede nacional de TV . No evento, artistas de língua inglesa além de muitos nomes da África francófona. O espetáculo com o tema “Celebrando a herança, inspirando o futuro” é o primeio evento do tipo em Gana.
Desafio
Segundo a Unesco, ajudar a capacitar os jovens, responder às suas expectativas e ideias e promover habilidades úteis e de longa duração é uma tarefa desafiadora.
Para a Unesco, os jovens são um grupo heterogêneo, em constante evolução, e a experiência de “ser jovem” varia entre as regiões e os países.
Venezuela: festa e solidariedade com chilenos
Venezuela está celebrando a data com atividades desportivas e recreativas, realizadas no Parque de Havana Ezequiel Zamora, que também serve como um palco para mostrar solidariedade com estudantes chilenos. O Partido Socialista Unido da Juventude Venezuela (Jpsuv) chamada para as novas gerações deste país para celebrar a data e as conquistas deste setor nos últimos anos.
Desta vez, a Venezuela vai segurar o recém-criado Ministério da Juventude e dos Estudantes, bem como leis benefícios promovidos deste grupo populacional.
O Jpsuv vai aproveitar a oportunidade para expressar apoio à luta dos estudantes chilenos que necessitam de mais de 200 dias um sistema de educação pública, universal e de qualidade no seu país. Já na terça-feira passada, o partido político emitiu uma declaração de solidariedade com a mobilização.
A celebração do Dia Internacional da Juventude na Venezuela coincide com o processo que se desenvolvena Jpsuv para registrar todos os membros seus, a fim de moldar suas organizações de base e depois lutar círculos em cada comunidade.
Fonte: Prensa Latina