Sem categoria

Vietnã e China chegam a consenso em disputa marítima

Os negociadores do Vietnã e da China chegaram a um consenso para solucionar de maneira pacífica sua disputa no Mar Oriental, informaram nesta quinta-feira (4) fontes oficiais.

Nguyen Phuong Nga, porta-voz da chancelaria vietnamita, confirmou o resultado positivo de uma negociação entre representantes de ambos os governos para superar suas recentes tensões.

"Depois de sete rodadas de conversações, ambas as partes chegaram a um consenso preliminar em alguns princípios, como apoiar-se na lei internacional para solucionar suas disputas", precisou Nga.

Em particular, a porta-voz do governo assinalou a Convenção das Nações Unidas sobre a Lei do Mar, de 1982, que se for respeitada inclina a balança a favor das demandas vietnamitas.

Agregou que Hanói e Pequim concordaram em seguir a Declaração de Conduta das Partes no Mar Oriental, e abster-se de qualquer ação que complique a situação ou estimule o uso da força.

Nga precisou que os assuntos relacionados com o Vietnã e a China só podem ser resolvidos bilateralmente, e os demais assuntos mediante o diálogo com as partes concernentes.

A próxima rodada de negociações será em finais do ano, quando se espera a definição de um calendário de ações, estabelecido mediante os canais diplomáticos, apontou Nga.

As relações entre Vietnã e China ficaram tensas nos últimos meses depois de se acusarem mutuamente de violar suas respectivas soberanias no Mar Oriental e de acossar pescadores e cientístas.

Prensa Latina