Dilma convida Assis para lançamento de política industrial

O deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS) retoma as atividades em Brasília nesta terça-feira (2), participando do lançamento da nova política industrial do governo da presidenta Dilma Rousseff (PT). O ato, do qual Assis é convidado da presidência, ocorrerá no Palácio do Planalto, por volta das 11 horas. Dilma deverá ainda se reunir com empresários e sindicalistas para apresentar a proposta.

assis melo

O pacote do governo federal, denominado Brasil Maior, prevê desonerações fiscais para setores estratégicos da economia como têxtil, calçados e inovação. A política industrial também contempla ainda a valorização e incentivo a produtos manufaturados para exportações e uma forte política de defesa comercial.

O convite do Planalto ao deputado Assis está amparado nas lutas defendidas pelo comunista em Brasília. O requerimento solicitando audiência com o ministro Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, para tratar de uma nova política industrial para o país foi uma iniciativa de Assis, protocolada no mês de março. O tema foi debatido em 29 de junho.

Na ocasião, Assis defendeu medidas imediatas para proteger o setor industrial brasileiro da concorrência dos produtos asiáticos, em especial os chineses. O parlamentar citou a necessidade de mudanças na política cambial para evitar o impacto dessa concorrência.
“Estamos sentindo a necessidade de medidas mais urgentes, principalmente para enfrentar a questão da China. Precisamos de medidas no câmbio para equilibrar essa situação”, diz Assis.

Pimentel participou da audiência sis como convidado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior (CDEIC) e de Trabalho, de Administração e de Serviço Público (CTASP).

Assis destaca ainda a importância de se investir para solucionar os problemas de infraestrutura e logística, que encarecem a produção nacional, e a necessidade de se inverter a condição do Brasil ser um exportador de “commodities” (produtos agrícolas e matéria-prima).

Para o Vermelho,
Roberto Carlos Dias