Sem categoria

Presidente da Fifa recebe chave da cidade do Rio de Janeiro

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, recebeu das mãos de autoridades nesta sexta-feira (29) a chave do Rio de Janeiro. O evento serviu para a assinatura formal do contrato da sede do centro de mídia (IBC) da Copa do Mundo de 2014 na cidade.

O prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, recebeu uma flâmula da Fifa das mãos de Blatter e destacou a importância que o Rio terá no Mundial. "O Rio vem lutando desde 2007 para ter o papel de protagonismo. Nós nos auto-declaramos a capital da Copa do Mundo", disse ele, para quem "não há outro lugar que não seja o Rio" para receber a final do torneio de 2014, no dia 13 de julho.

Também presente à cerimônia, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, declarou que o Rio merece o status de maior centro do Mundial. Além do IBC e, provavelmente, da final do Mundial no Maracanã, a cidade será palco do sorteio das Eliminatórias, neste sábado, na Marina da Glória.

"Desde o início deste processo, não só o Eduardo como prefeito, mas Sérgio Cabral (governador) deram maior apoio para trazer a Copa do Mundo ao Brasil. Por isso que o Rio faz por merecer toda a participação que vai ter", disse o dirigente, que também preside o COL (Comitê Organizador Local) do Mundial.

Paes, aliás, ainda gerou certo mal estar ao declarar que o Rio também receberá o sorteio final da Copa, quando serão definidos os grupos. Na quinta-feira, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke (que também estava no evento desta sexta), afirmou que gostaria que o evento não fosse na cidade por considerar que esta já sediará muitas atrações.

Blatter evitou se estender e disse apenas que "talvez volte" à cidade para acompanhar o sorteio. Em seu discurso, o suíço preferiu não só elogiar os cariocas, como toda a organização da competição no Brasil.

"A Copa do Mundo pode mostrar para o mundo o que o Brasil é. Vocês têm a oportunidade de mostrar o seu povo multicultural no torneio", disse. "Nós amamos o futebol. Aproveitem o jogo, mas aproveitem a vida", completou o presidente da Fifa.

Fonte: Terra