Começam obras de assentamento na barragem Piaus
O Departamento Estadual de Obras Contra as Secas (Dnocs) já deu início ao trabalho de reassentamento de 60 famílias atingidas pelas obras da barragem de Piaus
Publicado 26/07/2011 09:57 | Editado 04/03/2020 17:00
As famílias que tiveram que abandonar as casas erguidas no local onde hoje fica o lago da barragem vão ganhar 16 casas novas, escola, creche, centro comunitário, igreja, cemitério, abastecimento de água e energia e uma unidade de piscicultura. Nas obras serão investidos R$ 6,6 milhões, recursos que serão aplicados pelo Dnocs e Secretaria Estadual das Cidades.
Além da infraestrutura, o governo vai desenvolver ações sociais de apoio às famílias com projetos de agricultura familiar, horta comunitária, implantação de áreas de fruticultura, criação de pequenos animais e de peixes em tanques-rede.
Construída no encontro dos rios Grande e dos Porcos, a barragem de Piaus, onde foram investidos cerca de R$ 30 milhões, tem capacidade para armazenar 104,5 milhões de metros cúbicos de água e vai garantir, através de uma adutora, água tratada para cerca de 50 mil pessoas nas cidades de São Julião, Fronteiras, Vila Nova, Alagoinha e Campo Grande do Piauí. A barragem também será usada para projetos de fruticultura irrigada e de turismo.
Fonte: 180graus