Sem categoria

Premiê norueguês destaca heroísmo de vítimas e agradece apoio  

O primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, afirmou neste sábado (23) que muitos daqueles que morreram nos atentados foram heróis e que o mundo todo está pensando neles. Após se reunir com sobreviventes e familiares das vítimas em um hotel perto do local onde um atirador matou 84 pessoas, o premiê disse estar "profundamente comovido", que conhecia vários dos mortos pessoalmente, e que os sobreviventes também tinham sido heróis tentando salvar seus amigos. 

"Eles estão profundamente afetados, mas a melhor maneira de honrar aqueles que perderam a vida é continuar tendo uma vida ativa, e aqueles que tentam nos assustar não terão sucesso", disse Stoltenberg em coletiva. Segundo o ministro de Relações Exteriores Jonas Gahr Stor, muitos morreram afogados e de ferimentos a bala.

O primeiro-ministro afirmou também que as autoridades norueguesas estão trabalhando com agências de inteligência estrangeiras para determinar se houve algum envolvimento internacional nos ataques a bomba e a tiros que juntos mataram 91 pessoas no país na sexta-feira. "Temos mantido contatos com os serviços de inteligência de outros países", disse Stoltenberg. "Parte da investigação está em andamento", disse. "Parte dela é obviamente para… investigar se há alguma conexão internacional."

Fonte: Reuters