Eventos e exposições marcarão os 100 anos de Mario Lago
Foi lançado no dia 18, o projeto Mario Lago – Homem do século XX, para comemorar o centenário deste ator, compositor, radialista, escritor, poeta, autor de teatro, cinema, rádio e TV, frasista, militante político e boêmio. O local da apresentação não poderia ser mais apropriado: a sede do Cordão da Bola Preta, o tradicional bloco carnavalesco do Rio.
Publicado 18/07/2011 18:59 | Editado 04/03/2020 17:04
As ações que irão acontecer durante este ano e em 2012, foram apresentadas por Mario Lago Filho, que anunciou o lançamento de dois CDs, sendo um apenas de marchinhas, o Folias do Lago. Serão lançados ainda um site – www.mariolago.com.br – no dia 1º de agosto –, um documentário em 2012, livros e textos autobiográficos.
O Arquivo Nacional, que recebeu em 2002 todo o acervo de Mario Lago, fará uma exposição virtual, que depois poderá ser vista no local. Em setembro deste ano, a ECT lançará um selo comemorativo e a Casa da Moeda uma medalha em homenagem ao ator.
No site, o público poderá encontrar a história do artista, com biografia, cronologia, álbum de fotos e registros antigos (incluindo, partituras, correspondências e trechos de filmes, radionovelas e telenovelas). Haverá também registros fonográficos, uma série de shows (“Nas águas do Lago”), e a produção e exibição da peça teatral inédita, “Foru Quatru Tiradente na Conjuração Baiana”- um musical-histórico escrito por Mário Lago nos anos 70, imediatamente proibido pela Censura.
Ao final do evento, foi apresentada uma música inédita feita por Mario Lago, a única em parceria com o compositor Braguinha, “Meu Rio, Meu Vício”, uma bela canção que enaltece a capital carioca, entre outras famosas canções de sua autoria.
O projeto conta com as parcerias da Petrobrás, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Arquivo Nacional e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
O militante Mario Lago
Além da sua vasta obra na música, no teatro e no cinema, Mario Lago pertenceu desde cedo às fileiras comunistas. Nascido em 26 de novembro de 1911, conhece as ideias comunistas em 1930, na faculdade de Direito. Em 1932, já na juventude comunista, é preso pela primeira vez.
Em 1947, em um comício do Partido Comunista, conhece Zeli Cordeiro, militante e filha do dirigente Henrique Cordeiro. Em novembro, os dois se casam. Com o golpe de 1964, foi preso pelo Dops, depois levado para Ilha das Flores, ficando encarcerado por 58 dias, sendo preso novamente em 1968. Em 1989, Mario Lago declarou seu voto no candidato Lula.