Sem categoria

Humala encerra giro pela América Latina em Cuba

O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, chega nesta terça-feira (19) a Cuba para completar a última etapa do giro por países da América Latina, antes de assumir o cargo em 28 de julho.

Depois de se reunir nesta segunda-feira (18) com o presidente do México, Felipe Calderón, na residência oficial de Los Pinos, na capital mexicana, Humala chega em Havana para se reunir com o presidente da ilha, Raúl Castro.

Segundo o jornal oficial cubano Granma, o futuro mandatário peruano recebeu o convite de Raúl para "manter conversas oficiais". Desde que venceu o segundo turno das eleições, em 5 de junho, o presidente eleito visitou o Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Equador, Colômbia, Bolívia, Estados Unidos e Venezuela.

A maioria dos líderes da América do Sul, com exceção do venezuelano Hugo Chávez por motivos de saúde, estará presente na cerimônia da posse do presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, no dia 28 de julho em Lima.

Tal como tinham previsto, os líderes da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai confirmaram sua presença na tomada de poder de Humala e à tarde assistirão a uma cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul) em Lima.

O chanceler peruano, José Antonio García Belaúnde, disse à agência estatal "Andina" que além dos presidentes da América do Sul virão também os líderes de Honduras e Guatemala.

Por sua vez, o jornal "El Comercio" informou que o governante do Panamá, Ricardo Martinelli; o presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili; a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e o príncipe Felipe da Espanha também participarão da cerimônia.

Alguns dos líderes convidados chegarão um dia antes à capital peruana, como Rafael Correa de Equador, que apresentará uma obra na Feira Internacional do Livro de Lima, e os que pertencem à Comunidade Andina (Bolívia, Colômbia e Equador) já estarão na cidade uma semana antes para participar da cúpula presidencial anunciada para 23 deste mês.

Com agências