Sem categoria

Cúpula da União Africana analisa situação da Líbia

A 17ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana (UA), examinaránestas quinta (30) e sexta (01), em Malabo, a situação da Líbia e o desenvolvimento dos jovens na região, entre outros temas. Segundo os organizadores, a UA, organismo que condenou a agressão de Ocidente contra o país norte-africano e defendeu o cessar-fogo, receberá uma delegação dos rebeldes do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia.

Uma fonte que acompanhou os trabalhos preparatórios da Cúpula indicou que os líderes africanos escutarão aos opositores do CNT, na busca de uma solução pacífica à crise no Estado do Magreb, precisou a Agência Panapress.

A cúpula da UA também abordará o desenvolvimento da juventude africana e seu papel na contribuição da paz, a segurança e o desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Os estadistas africanos devem adotar um acordo sobre o orçamento para o organismo em 2012 e analisar uma proposta para transformar a Comissão da UA em Autoridade da União, o que lhe concederia maior poder na implementação de decisões.

Segundo foi divulgado, o ministro de Relações Exteriores de Angola, George Chicoty, defendeu recentemente a necessidade de uma maior autonomia da organização continental, que tem na questão financeira um de seus maiores problemas.

A UA, que surgiu em 2002 como sucessora da Organização da Unidade Africana (OUA), é integrada por 53 países. Atualmente, a Guiné Equatorial detém a presidência rotativa do organismo continental africano.

Fonte: Prensa Latina